O marco inicial do projeto assinalou-se presencialmente a 6 de março de 2024, no Pólo de Inovação de Elvas do INIAV, onde os parceiros do projeto reuniram-se numa jornada de lançamento aberta, com a intenção de dar a conhecer as atividades, ações, parcerias e disseminações a desenvolver nos próximos 3 anos.

O projeto TID4AGRO, é um projeto Interreg liderado pelo Cicytex, que visa impulsionar a digitalização do setor agroalimentar, florestal e pecuário na região EuroACE, nomeadamente nas três seguintes regiões transfronteiriças: Extremadura (Espanha), Alentejo e zona Centro de Portugal. Este projeto, que tem no seu consórcio 12 entidades Ibéricas, tem como prioridade melhorar a competitividade e a sustentabilidade das culturas, indústrias e produtos com relevância económica para ambos os países (nomeadamente para o setor do azeite, do vinho e das frutas e legumes; indústrias da cortiça e do carvão; produtos lácteos e produtos à base de carne, entre outros), através da implementação da digitalização neste setor com recurso a tecnologias inovadoras e facilitadoras para este processo de transição. São identificados beneficiários deste projeto pequenas e médias empresas ibéricas do setor agrícola, florestal e pecuário.

Parcerias estratégicas

O projeto TID4AGRO é liderado pelo CICYTEX – Centro de Investigaciones Científicas e Tecnológicas da Extremadura e decorre de janeiro de 2024 a dezembro de 2026. Este é um projeto transfronteiriço cofinanciado pela União Europeia através do Programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, com um financiamento de aproximadamente 3.9 milhões de euros. No seu consórcio, conta com a participação de 12 parceiros de diferentes naturezas, incluindo universidades (Extremadura, Évora e Aveiro), centros de investigação agrária pública (Cicytex e INIAV), centros de investigação e tecnologia privados (CATAA e CTAEX), entidades I&D (FUNDECYT_PCTEX e IPN), cooperativas e federações agroalimentares (CONFAGRI e Cooperativas Agroalimentares da Extremadura) e associação privada de hélice quadrupla (SFCOLAB).

Apresentação geral do projeto e respetivo consórcio

Este é um projeto inovador e foi pensado para a criação de parcerias com relevância para colaborações público-privada no sentido da geração e disseminação do conhecimento, tendo em conta a convergência dos desafios e das complementaridades das três regiões da EuroACE e tendo por base a utilização de metodologias inovadoras nos processos de transferência e validação de tecnologias e promoção de tecnologias (IA, sensores, modelos digitais ou Big Data).

De facto, a EuroACE é um extenso território de baixa densidade populacional, onde predomina o território rural e onde existem importantes recursos naturais e agrícolas. É neste contexto, que surgiu o projeto TID4Agro, para a valorização destas regiões, através de ações de investigação, desenvolvimento e inovação para melhorar a competitividade e a sustentabilidade do setor.

O projeto centra-se em quatro atividades globais:

1) análise do potencial de I&D+I em tecnologias inovadoras e digitalização;

2) desenvolvimento de tecnologias facilitadoras para o sector agroalimentar e florestal;

3) desenvolvimento e aplicação de tecnologias facilitadoras para o sector pecuário e produtos de origem animal;

4) aplicação de tecnologias inovadoras para a digitalização agroflorestal (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de abril 2024

Autoria: lisa Tarantino¹ , Patrícia Martins¹ , Livia Pian¹ , Raúl Estevinha¹ , Costanza La Parola¹ , Marta Rosario-Ramirez² , Fernando Blanco-Cipollone² , Cátia Pinto¹

¹ Associação SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura

² Centro de Investigaciones científicas y Tecnológicas de Extremadura (CICYTEX)