A celebrar 25 anos de presença em Portugal, a STIHL Portugal realizou recentemente o encontro anual de concessionários em Fátima, onde o gerente da empresa, Juvenal Martins, fez o balanço destes 25 anos de excelência e inovação, revelando ao mesmo tempo a estratégia para o futuro. Na iniciativa, esteve presente Bernd Hullerum, o novo diretor da STIHL na península ibérica.

A STIHL é uma marca mundial com uma história de quase 100 anos, fundada por Andreas Stihl, em Estugarda, na Alemanha. Em Portugal, está presente há 25 anos e com um crescimento constante fruto da qualidade dos seus produtos e de uma estratégia de proximidade assente na rede de cerca de 180 concessionários, que fazem parte da “família” STIHL. Em contínuo crescimento desde que se instalou em Portugal, Juvenal Martins, gerente da empresa, recorda-nos em entrevista que atravessaram momentos atípicos ao longo do caminho, marcados por duas crises económicas e uma crise sanitária pandémica. “Iniciámos com poucos colaboradores, hoje já somos cerca de 20, uma estrutura pequena, mas com uma evolução muito grande (…) criámos ao longo do tempo uma rede de concessionários e conseguimos implementar a estratégia da marca, reconhecimento e notoriedade, tal como a conquista do cliente hobbie (amador)”, congratulou Juvenal Martins.

Refira-se que, para além de Juvenal Martins, José Bouça, Diretor de Marketing e Duarte Ribeiro, Sales & Development da STIHL Portugal, estão presentes desde o início da filial portuguesa. Evidentemente, que o produto estrela da STIHL é a motosserra, mas hoje é muito mais que isso, diz o gerente da empresa, acrescentando que “ao longo destes 25 anos, afirmamo-nos como marca líder: um produto de qualidade e de alta tecnologia”.

Questionado sobre o que distingue a STIHL da concorrência, Juvenal Martins proferiu as palavras do seu fundador, “uma marca é tão boa ou tão má consoante a assistência que lhe presta”, quer isto dizer, “que uma marca pode ser muito boa e fiável, mas se lhe não prestarem a devida assistência, irá falhar ao longo da sua vida útil. A fiabilidade do produto STIHL é extremamente importante, mas o que é, também, importante é a rede de concessionários e a assistência que é prestada ao longo da vida dessas máquinas, produtos e serviços”, acrescenta.

Apostada em desenvolver a sua própria tecnologia, a STIHL tem um centro de investigação e desenvolvimento com cerca de 600 engenheiros para desenvolver novas tecnologias e soluções.

STIHL quer estabelecer-se como líder no negócio de baterias nº 1 para profissionais

Sobre a convenção anual, a iniciativa que reuniu mais de duas centenas de participantes, juntos para celebrar os 25 anos da empresa em Portugal, Juvenal Martins, sublinha a importância deste encontro, que para além de “reunir a família STIHL”, tem como objetivo transmitir e dar a conhecer a estratégia da marca tal como a apresentação de novos produtos.

“Estamos a viver uma época de transformação, sejam eles clientes Juvenal Martins, gerente da STIHL Portugal profissionais ou particulares (…) temos de adaptar a nossa organização à realidade atual e futura para sermos mais ágeis e estarmos confrontados com as novas exigências de um mercado em forte crescimento para produtos de bateria”, explica o líder da STIHL Portugal. Neste sentido, durante o encontro, Juvenal Martins, partilha ainda que a STIHL quer estabelecer-se como líder no negócio de baterias nº 1 para profissionais.

José Bouça, Diretor de Marketing da STIHL Portugal

“Estes 25 anos expressam o reconhecimento, respeito e reciprocidade de toda a rede de trabalho da família STIHL”, é assim que José Bouça, define este marco. Presente na empresa portuguesa desde o seu início, o responsável, orgulha-se de toda a conquista, transformação e evolução do mercado, acompanhada também pelos concessionários, na melhoria dos seus espaços de venda tal como nas oficinas. Sobre o futuro, José Bouça, não tem dúvidas ao afirmar “que querem continuar posicionados no mercado numa marca de confiança, de qualidade, de um produto associado e fazer também um upgrade de quem nos representa”.


Bernd Hullerum, Diretor Ibérico da STIHL

Com uma vasta experiência internacional no setor automotivo e logístico, em conversa com a Voz do Campo, o novo diretor ibérico expressou muito orgulho neste novo desafio que abraçou no ano passado, onde terá a oportunidade de trabalhar numa marca com quase 100 anos de experiência e sucesso. Para Bernd, os desafios da empresa para os próximos anos passam por intensificar cada vez mais vez o desenvolvimento de produtos com tecnologia a bateria, mais sustentáveis e com menores emissões de gases, em alternativa a produtos que funcionem a gasolina.

TS 71Oi

• É um cortador de disco mais potente com 350 mm da STIHL Concebido para a utilização na construção profissional;

• Motor de injeção 2-Mix com maior desempenho, robustez e longevidade;

• Vem substituir o TS 700 e tem mais 4% de rendimento;

• Processo de arranque simplificado de 7 a 2 passos;

• Potência de 5.2 kw e peso de 12,2 kg.

 

FSA 30

• Primeiro aparador a bateria do sistema AS.

• Ideal para utilizadores particulares e no corte do rebordo dos relvados.

• Ergonómico, com 2,1 Kg e fácil conversão de aparador em foice O punho, o comprimento do tubo e o ângulo do cabeçote são ajustáveis.

• Largura de corte de 230 mm, Motor DC e lâminas sintéticas.

• Substituições dos cabeçotes sem necessidade de ferramenta.

 

 

ASA 20

• Tesoura de poda a bateria do sistema AS;

• Ideal para utilizadores particulares e semi profissionais;

• Ergonómica, fácil e intuitiva de utilizar, com 700 gramas, aproximadamente;

• Excelente desempenho de corte, com diâmetro máximo de 25 mm;

• Bateria com autonomia de 240 minutos, aproximadamente 2000 cortes;

• Manuseamento fácil e intuitivo e com indicador de bateria.

 

→ Leia a reportagem completa na Revista Voz do Campo: edição de abril 2024