“Pela importância que tem para o mercado português e toda a zona mediterrânica, introduziremos este ano uma nova plataforma de tratores, que designamos tratores 5ML”
A John Deere é a companhia líder mundial no fabrico e distribuição de produtos, tecnologia e serviços avançados para clientes. Assim a define José Luís Rodrigues, Chefe Territorial de Negócio de Portugal da John Deere, em entrevista e que revela todas as novidades e inovações da marca, para o mercado nacional, ainda para o ano de 2024.
Como define a John Deere?
John Deere é a companhia líder mundial no fabrico e distribuição de produtos, tecnologia e serviços avançados para clientes, cujo trabalho está a revolucionar a agricultura e a construção, ou seja, aqueles que cultivam, colhem, transformam e constroem sobre a terra, para satisfazer a necessidade crescente a nível mundial de alimentos, combustível, vivendas e infraestruturas.
Com um longo histórico, o que mudou nos últimos anos?
Nos últimos anos a John Deere está a sofrer uma profunda transformação no seu modelo de negócio a nível mundial, passando de ser um fabricante de maquinaria agrícola para uma companhia tecnológica. Esta transformação está baseada na estratégia “Smart Industrial” que tem como missão fornecer máquinas e aplicações inteligentes e conectadas que revolucionarão os sistemas de produção na agricultura e na construção, de forma a criar maior valor económico para o cliente, durante todo o ciclo de vida do produto e de forma sustentável para todos. A inovação sempre esteve presente ao longo da já longa história de John Deere, mas nos últimos anos está a ter um papel muito importante no desenvolvimento da agricultura de precisão, que vai servir de base para o grande salto tecnológico em todos os sistemas de produção. Isto irá permitir aos nossos clientes, trabalhar de forma mais precisa, produtiva e tomar decisões com base em dados e com a ajuda de tecnologia avançada, de forma a maximizar o seu rendimento.
E o mercado, qual tem sido a evolução?
A John Deere está muito focada na agricultura profissional e nos últimos anos teve um importante crescimento de share no mercado de tratores de +150Cv a nível Europeu. Já era líder indiscutível em outras latitudes do globo terrestre e em mercados menos exigentes, mas a qualidade e a inovação tecnológica dos seus tratores têm permitido um crescimento contínuo e sustentado do seu share na Europa. Além dos tratores, também tem tido importantes crescimentos de quota de mercado em máquinas de recoleção, como podem ser as ceifeiras debulhadoras e picadoras de forragem. Em resumo a evolução e a expansão da John Deere no mercado europeu, tem sido francamente positiva.
Que tipo de produtos dispõem?
A John Deere é a marca com o maior portefólio de produtos para a agricultura a operar a nível mundial. Dispomos de uma ampla gama de tratores com potências desde 20cv até quase 1000cv e com variadas tipologias, de forma a satisfazer as necessidades dos nossos clientes. Todos estes tratores, podem também ser equipados com uma ampla gama de pás carregadoras frontais, assim como os mais variados acessórios, para complementar os requerimentos dos nossos clientes. Contamos também com uma extensa gama de maquinaria de recoleção, como ceifeiras debulhadoras, picadoras de forragem e rotoempacadoras. Aumentamos também a nossa gama de pulverizadores, sejam eles rebocados ou autopropulsados, mas todos eles tecnologicamente muito avançados. Dispomos ainda, da gama de produtos e soluções inteligentes mais avançada do mercado, em soluções para a agricultura de precisão, que estão a transformar a agricultura, tornando-a cada vez mais rentável. Além das reconhecidas antenas de GPS, monitores de última geração, soluções de conectividade, contamos hoje com uma enorme gama de soluções tecnológicas, todas elas baseadas na recolha, transformação e interpretação de dados agronómicos, que fazem dos produtos de agricultura de precisão, o principal motor para o futuro da agricultura a nível mundial. Contamos também com o “Operation Center” que é uma plataforma digital, totalmente gratuita e acessível a qualquer cliente. Esta plataforma é totalmente aberta a outras plataformas do setor e permite o registo e armazenamento das parcelas, máquinas e todas as tarefas agrícolas realizadas no campo. Com o registo de todas as capas de informação das diversas tarefas realizados no campo, permite ao agricultor um controlo absoluto dos custos de atividade, uma excecional ajuda para a tomar decisões e a elaboração de mapas de prescrição. Em resumo o “Operation Center” é uma plataforma de gestão que agrega toda a informação necessária, para fazer o agricultor cada vez mais rentável.
O que representa o mercado português para a John Deere? De que forma estão representados?
Portugal é um país com uma imensa e vasta diversidade de culturas agrícolas, algumas delas já trabalhadas de forma muito profissional. Portugal tem muito importância para a Companhia, porque tendo uma agricultura muito profissional em algumas áreas, permite à John Deere analisar as necessidades dos seus agricultores e criadores de gado, para desenvolver os seus produtos cada vez mais e melhor. Por outro lado, a representação da marca em Portugal é levada a cabo através de uma rede de 6 concessionários, todos eles muito profissionais nas áreas onde operam. São 6 grandes empresas, dotadas de equipas de pessoas formadas, com elevado enfoque de serviço ao cliente e com uma clara orientação para liderar a transformação tecnológica do setor, através dos produtos e soluções de tecnologia de agricultura de precisão, que a John Deere desenvolve nos seus centros tecnológicos.
Para a empresa, quais os setores/culturas mais importantes?
A agricultura portuguesa é caraterizada a nível europeu por ser uma agricultura rica na diversidade de culturas e setores, que vão desde a produção de leite, criadores de gado de carne, viticultura, produtores de azeite, produtores de fruta, horticultura entre outros. Nos últimos anos, temos assistido a uma redução paulatina das áreas das culturas extensivas (essencialmente a produção de cereal e de pastoreio) em detrimento do que chamamos culturas de alto valor, como podem ser o olival, com a produção de azeite em sebe, da cultura do amêndoa, nozes e etc. Esta transformação da agricultura está a ocorrer na região do Alentejo e Ribatejo, mas também já se está a estender a outras zonas do país. Outro dos setores que operou um grande crescimento nos últimos anos tem sido a viticultura, que se tem modernizado muito e tem produzido vinhos de muita qualidade. Ainda assim, os setores da produção de leite, carne, hortícolas e fruta continuam a ter um peso muito importante na agricultura portuguesa.
Que zonas agrícolas de Portugal têm interesse, tendo em conta as diferenças territoriais e o tipo de produto que a empresa disponibiliza?
A John Deere tem presença em todo o território nacional e pretende continuar a servir produtos, que se adaptem da melhor forma às necessidades dos agricultores de cada região. Ainda assim continuaremos a apostar nos tratores das séries 6M e 6R que tem uma forte presença nas bacias leiteiras dos rios Cávado, Ave e Mondego e também nos Arquipélago dos Açores. Continuaremos a ter uma presença forte em tratores de alta potência (6M, 6,7 e 8R), para dar resposta às necessidades dos agricultores do vale do Tejo. Continuaremos a servir as zonas do interior norte e centro do país, com as prestigiadas séries de tratores 5E e 5M, para as mais diversas culturas. Vamos continuar a consolidar a presença da nossa série 5M no Alentejo, como o produto do mercado que melhor resposta e mais duradoura dá, às condições exigentes dos produtores de azeite. Ainda assim e além dos tratores de alta potência, a nossa maior aposta nos próximos anos, vai ser a introdução no mercado dos tratores da série 5ML para as culturas de alto valor. Vamos contar com 2 versões, uma estreita destinada aos viticultores e fruticultores profissionais e uma versão standard, que vai fazer a diferença nos olivais e amendoais em sebe, que como sabemos tem cada vez mais preponderância em Portugal.
O que distingue a John Deere das outras concorrentes? Porquê optar pela John Deere?
A John Deere distingue-se pela qualidade dos seus produtos e serviços prestados aos seus clientes. Contamos com um portefólio de produtos de altíssima qualidade, que juntamente com uma rede de concessionários muito profissional, permite-nos satisfazer os nossos clientes, não apenas no momento da aquisição e compra, mas também durante todo o ciclo de vida do produto. Estas afirmações são sustentadas pelo valor comercial que os produtos John Deere tem no mercado de usados, assim como, com a enorme quantidade de tratores John Deere importados que todos os anos entram em Portugal. Isto demonstra a capacidade da John Deere e seus concessionários em dar resposta ao mercado. A John Deere distingue-se também, na resposta que dá aos clientes profissionais, nomeadamente com o lançamento constante de inovações tecnológicas, que os permite ser cada vez mais rentáveis e estar na vanguarda da produção agrícola. Pensamos que os clientes optam pela John Deere, por essa relação de confiança e segurança do investimento, que tem de existir entre profissionais do setor.
Que inovações têm trazido para o setor?
A John Deere tem a inovação como um dos principais valores da marca, que tem permitido à John Deere ser líder indiscutível no setor ao longo da sua história e que vai permitir à marca continuar na vanguarda do desenvolvimento agrário. Como inovações recentes, temos a adição de uma 4ª funcionalidade ao HarvestLab 3000 que chamamos deteção de grãos. Como sabemos até agora o HarvestLab, já estava a ser utilizado como medidor do teor de matéria seca e constituintes nas picadoras de forragem, como laboratório móvel das explorações e como sensor para a dosificação de estrume nas cisternas. A deteção de grãos do HarvestLab da John Deere™ fornece dados em tempo real sobre a qualidade da cultura enquanto faz a colheita. Complementa os mapas de rendimento, fornecendo informações para uma melhor gestão dos nutrientes, uma melhor escolha da variedade das sementes e uma melhor comercialização e armazenamento das culturas.
Estamos a lançar no mercado o novo Pulverizador autopropulsado da série 300M, que é reconhecido por ser compacto e inteligente. Apesar do seu tamanho ser relativamente pequeno para um pulverizador autopropulsado, o novo pulverizador da série 300M é enorme em tecnologia agrícola inteligente. A sua dimensão compacta permite a sua movimentação entre explorações com caminhos de acesso estreitos e uma menor compactação do solo. A tecnologia de agricultura de precisão John Deere totalmente integrada com avançados sistemas de controlo da pulverização, proporciona aos agricultores uma proteção das culturas de alta qualidade.
Também lançamos recentemente os novos monitores geração 5, que já podem equipar os nossos tratores e máquinas de recoleção, preparando o agricultor para a agricultura do futuro. Com uma resolução Full HD, memória adicional e a maior potência de processamento, convertem os monitores de geração 5 nos mais potentes do mercado. Estas são apenas três das mais recentes inovações tecnológicas que a Companhia lançou ao mercado, mas existem mais novidades já na forja.
Pode desvendar um pouco essas novidades?
Como novidades para breve no mercado europeu, temos a tecnologia See & Spray, que de forma muito resumida, permite que através de câmaras tecnologicamente avançadas e colocadas na barra de pulverização, seja feita a deteção das ervas daninhas no solo. Com a informação do posicionamento das ervas daninhas, o sistema faz a pulverização de forma seletiva e sem pulverizar toda a superfície do solo, aplicando por exemplo os herbicidas apenas sobre a planta que se pretende eliminar. Esta inovação, vai trazer aos agricultores enormes poupanças em termos de produtos fitossanitários e um grande ganho em termos ambientais. Pela importância que tem para o mercado português e toda a zona mediterrânica, introduziremos este ano 2024 no mercado uma nova plataforma de tratores, que designamos tratores 5ML. Trata-se de uma nova gama de tratores, enquadrada dentro do segmento de tratores especiais e destinada essencialmente aos fruticultores, viticultores e de forma muito objetiva para as culturas de alto valor, como por exemplo o amendoal e olival em sebe. Pelas suas dimensões reduzidas, suas capacidades de carga e hidráulicas e pela tecnologia de agricultura de precisão que podem incorporar, estes tratores irão fazer a diferença, junto dos clientes profissionais em Portugal.
Também não podemos esquecer o “Operation Center” como plataforma de gestão, que continua a incorporar novas funcionalidades totalmente inovadoras, de forma que os agricultores sejam cada vez mais rentáveis e tenham toda a informação em apenas um clique!
Para finalizar, qual a estratégia da empresa em termos da presença em eventos?
A tendência do marketing, no que respeita à participação em eventos também está a sofrer alterações no nosso setor. Na John Deere o que pretendemos é fazer marketing mais adaptado à realidade do momento que vivemos, levando a cabo iniciativas que sejam mais próximas e personalizadas aos clientes. Nos últimos anos, temos vindo a observar e a defender a realização de eventos de carácter mais formativo aos clientes, em todos os nossos concessionários. Dito isto, continuaremos a trabalhar em paralelo e em parceria com os nossos concessionários, entre estas atividades mais personalizadas e dirigidas a um público alvo e bem definido e as típicas feiras, tais como FNA, Agroglobal, assim como outras feiras de âmbito mais local.