A campanha europeia “Amêndoa Sustentável da UE”, centrada na sustentabilidade da amêndoa ibérica, tem por trás a organização portuguesa do CNCFS – Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos e a associação espanhola SAB-Almendrave.

A amêndoa:

A semente da Prunus Amygdalus, uma árvore da família das Rosáceas, é a noz mais consumida no mundo.

Floração: entre janeiro e fevereiro.

Colheita: de agosto a setembro. A parte exterior é a CASCA: porosa e quebradiça, de cor bege. No interior, encontramos a amêndoa propriamente dita: uma semente em forma de lágrima de 1-2 cm.

Produção:

As amêndoas estão na moda. O seu cultivo registou um enorme crescimento na última década em todo o mundo. De facto, é atualmente a árvore de fruto com a maior área plantada na UE, com 881 000 hectares em 2021 (Eurostat).

Cerca de 25% da área total de árvores de fruto. A maioria delas (81%) está em Espanha, que passou de 548.604 hectares em 2015 para 744.000 hectares em 2020: ou seja, + 26% em 6 anos. [Fonte: Anuário do INC 2021/22]

A nível mundial, Espanha é o segundo maior exportador (9% do total), a seguir aos Estados Unidos, e quase todas as suas exportações (90%) destinam-se a outros países europeus, sendo a Alemanha, a Itália e a França os seus mercados mais importantes.

Portugal exporta sobretudo para Espanha, que se tornou também um dos principais importadores. No entanto, este produto, após uma industrialização qualificada, é normalmente canalizado para o exterior, dado que Espanha é o principal transformador da UE.

Espanha é também o terceiro maior produtor de amêndoa (7% da produção mundial), atrás apenas dos Estados Unidos (78%) e da Austrália (8%), de acordo com dados do Anuário 2021/2022 do Conselho Internacional de Nozes e Frutos Secos (INC).

Se acrescentamos Portugal, a Península Ibérica passaria a ocupar o 2º lugar no mundo.

Portugal registou uma recuperação da produção de amêndoa desde 2016: de menos de 10 000 t para 31 610 t em 2020. Encontra-se, assim, entre os países de crescimento mais rápido. A área plantada já era de 52 344 hectares nesse ano, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Embora as explorações agrícolas se localizem tradicionalmente na região de Trás-os-Montes e no Algarve, nos últimos tempos tem-se verificado uma forte aposta nesta cultura na Beira Interior e no Alentejo (especialmente em torno da albufeira do Alqueva), com uma presença abundante de plantações intensivas de regadio. Em Espanha, a Andaluzia (e, em especial, as províncias de Granada e Almeria) é o principal produtor, seguida de Castela-La Mancha, Múrcia, Aragão e Comunidade Valenciana.

Andaluzia 38%

Castela-La Mancha 14%

Múrcia 12%

Aragão 12%

C. Valenciana 11%

Especialmente nos últimos anos, a produção biológica tem vindo a crescer, atingindo em Espanha 123 953 hectares em 2021 (dados do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação, MAPA), e em Portugal também está a ganhar terreno.

Quanto ao futuro, prevê-se um aumento considerável da produção em Espanha e Portugal, graças a profundas alterações no sector, tais como as seguintes:

Mais plantações de regadio (o seu rendimento é 7 vezes superior ao da agricultura de sequeiro).

Variedades tipificadas de nova geração.

Gestão agrícola altamente profissionalizada.

Campanha europeia “Amêndoa Sustentável da UE”

A campanha tem como objetivo aumentar o nível de sensibilização e visibilidade das amêndoas europeias, centrando-se na sua sustentabilidade. Além disso, aumenta a sua procura e facilita a sua expansão.

A este respeito, a campanha centra-se em 4 mercados da UE: Espanha, Portugal, Alemanha e França

Objetivos:

Setor da indústria

Setor da distribuição

Consumidor final (com especial destaque para os desportistas)

Linhas de ação

A campanha articula-se em torno de uma estratégia de 360º que combina uma parte informativa com outra parte criativa. O primeiro tem como objetivo apresentar as características específicas das amêndoas europeias, que as distinguem das amêndoas de outras origens. Caraterísticas como a sua sustentabilidade ecológica e social, a excelente gestão da água, o investimento significativo em I&D, feito pelos produtores para garantir a qualidade, a segurança alimentar e a liderança em termos de produção biológica. (ver artigo publicado na Voz do Campo – edição de junho de 2023)

Em termos de criatividade, foi escolhida uma mensagem direta e forte para realçar a importância da sustentabilidade. Além disso, foi criada uma MARCA que uniformizará a campanha em todos os meios de comunicação social e países, e que servirá também para transmitir rapidamente os valores da amêndoa europeia (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de março 2024

in Dossiê de imprensa sobre a Campanha “Sustainable EU Almond”, co- financiada pela EU

Saiba mais sobre a amêndoa europeia em: sustainablealmond.eu


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Campanha de promoção da Amêndoa Ibérica