A ADP Fertilizantes do grupo Fertiberia, referência europeia no setor da nutrição vegetal de alto valor acrescentado, inicia 2024 com um impulso decisivo à sua atividade no domínio da biotecnologia. A empresa acaba de lançar o fertilizante NERGETIC COMPLETE DZ+ NSAFE®, o primeiro no mundo com um bio-inibidor que evita as perdas de azoto, protege a biodiversidade do solo e aumenta o rendimento das culturas. O lançamento do novo produto teve lugar em Espanha (Madrid) e em Portugal (Santarém).

As duas apresentações contaram com a participação de grandes empresas de distribuição, líderes no setor agroalimentar, marcando o início da comercialização deste produto pioneiro no mercado.

NERGETIC COMPLETE representa a solução nutricional vegetal mais completa e avançada em eficiência produtiva da gama Fertiberia TECH, incorporando tecnologias protetoras e bioestimulantes, como o novo polímero regulador C-PRO, que protege e estimula o metabolismo azotado nas plantas.

NERGETIC COMPLETE evolui ainda mais com a tecnologia NSAFE®, o primeiro desenvolvimento microbiológico no mercado com efeito de redução da lixiviação dos nitratos e das emissões gasosas equivalente ao dos inibidores químicos da nitrificação. Esta inovação pioneira, fruto de mais de 6 anos de investigação, possibilita que os fertilizantes enriqueçam o solo com perdas mínimas de azoto, devido à sua natureza microbiológica.

O bio-inibidor NSAFE® é mais eficaz do que qualquer inibidor químico, porque, não atua apenas sobre o azoto amoniacal (NH4 +) como os inibidores sintéticos, mas também sobre o azoto nítrico (NO3-) de uma forma direta, sendo capaz de o converter à forma amoniacal.

Neste ponto, reside a verdadeira inovação do NSAFE®: Reduz o azoto nítrico do solo a amónio, por uma via pouco explorada até agora e que apenas os microrganismos com o gene da enzima nitrato redutase no seu genoma conseguem percorrer (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de abril 2024