No dia 20 de maio assinala-se na cidade de Castelo Branco o Dia Mundial da Abelha, efeméride instituída pela ONU em 2017. Trata-se de uma data de grande relevo para o setor apícola nacional, e que anualmente é relembrado através da realização de iniciativas várias, de cariz nacional e internacional.
Atualmente, as populações de insetos polinizadores silvestres estão a diminuir, pelo que a apicultura, e os apicultores, adquirem especial relevo e importância enquanto agentes da preservação da população de abelhas melíferas. Assinalar o Dia Mundial da Abelha constitui uma oportunidade de chamar a atenção para a necessidade de dar às abelhas, aos polinizadores e seus habitats, condições que promovam a garantam a sua abundância e diversidade, alicerçando assim o desenvolvimento sustentável da Apicultura.
O Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, presidirá às várias iniciativas que estão previstas realizar, sendo acompanhado pelo anfitrião deste evento Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.
As iniciativas serão coorganizadas pela FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, o CCAB – Centro de Competências para a Apicultura e a Biodiversidade, a MELTAGUS – Associação dos Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional, a CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco. Estas entidades estão a preparar um programa com várias atividades para assinalar a data, das quais destacamos as dirigidas à comunidade escolar (crianças dos 5 aos 10 anos) da cidade de Castelo Branco, e que serão dinamizadas pelo CATAA e CCAB durante todo o dia na Quinta do Chinco, no âmbito do projeto Dinamiza CCAB, financiado pelo PDR2020, Portugal 2020 e pela União Europeia através do FEDER e no âmbito do projeto FUSILLI, financiado pelo Horizonte 2020 – Programa Quadro Comunitário de Investigação & Inovação da Comissão Europeia, sob Acordo No.101000717, e com as quais se pretende sensibilizar para a importância ambiental e económica das populações de abelhas e polinizadores.
Consta ainda do programa deste evento uma cerimónia de Abertura do Primeiro Favo de Mel de 2024, com a qual se pretende assinalar o início da cresta do mel de 2024. Esta iniciativa decorrerá nas instalações da MELTAGUS. O programa encerra com um almoço convívio.