Realizou-se no passado dia 14 de maio de 2024, o 1º Fórum de Agricultura Sustentável que contou com a presença do Exmo. Sr. Ministro da Agricultura, Eng. José Manuel Fernandes, do Sr. Vereador da Câmara Municipal de Santarém, Eng. Nuno Russo e do Professor Doutor António Serrano, ex-Ministro da Agricultura e Professor Catedrático da Universidade de Évora, no painel de participantes do primeiro grande evento dedicado à Agricultura Sustentável em Portugal, organizado pelo Jornal ECO e apoiado por duas empresas de Santarém, a EntoGreen e a Asfertglobal.
O objetivo deste encontro foi debater, divulgar, amplificar e promover as boas práticas sustentáveis no setor agrícola nacional, reforçando o reconhecimento, competência e compromisso social e ambiental do setor.
O evento decorrido no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, durante a manhã de 14 de maio, abrangeu quatro grandes temas de debate sendo que a EntoGreen teve particular intervenção no âmbito do tema a “Biotecnologia ao serviço da Sustentabilidade” onde o Administrador e CFO, Diogo Palha, partilhou o palco com Andreia Afonso, cofundadora da Deifil e diretora do departamento de ID e de produção in vitro, e com Tiago Costa, CEO Agricultural Business SOGEPOC, para apresentar e discutir as novas soluções biotecnologicas do futuro do setor agrícola nacional, como é o caso da bioconversão de subprodutos agroindustriais por larvas de mosca soldado negro, tecnologia desenvolvida pela EntoGreen.
O evento teve ainda um momento especial com a entrega do Primeiro Certificado de Olival Circular pelo Sr. Ministro da Agricultura, Eng. José Manuel Fernandes, à empresa AgriMendes, que na Campanha de 2023 viu o bagaço de azeitona resultante do processo de produção do seu azeite ser totalmente transformado em novos produtos derivados através da biotecnologia de bioconversão desenvolvida pela EntoGreen.A partir de hoje o Certificado Olival Circular estará nas garrafas do Azeite Mendes comprovando a forma de valorização do bagaço de azeitona obtido na produção deste azeite na Campanha de 2023.
Esta foi uma solução que despertou a atenção da plateia de mais de 200 pessoas que no final da manhã ficou a conhecer melhor a EntoGreen e a capacidade que a sua Unidade Industrial de Santarém tem ao transformar cerca de 36.000 toneladas de bagaço de azeitona em proteína, óleo e fertilizante orgânico de inseto por ano, criando mais com os mesmos recursos naturais.