INIAV apresentou os primeiros resultados do Projeto LIVING LAB – Efluentes e Coprodutos da Atividade Agropecuária, no Dia de Campo organizado pelo INIAV em colaboração com os parceiros do projeto, a 16 de maio, em Valada do Ribatejo. Trata-se de um projeto de investigação financiado pelo PRR focado no desenvolvimento de Unidades Piloto de desenvolvimento experimental e demonstração, para a gestão e utilização eficiente e inovadora de efluentes e de coprodutos, resultantes da atividade pecuária, como biofertilizantes e biogás.

LIVING LAB – Efluentes e Coprodutos da Atividade Agropecuária

O Dia de Campo do projeto “Living Lab – Efluentes e Coprodutos da Atividade Agropecuária” reuniu cerca de 70 participantes, incluindo agricultores, investigadores e academia, assim como diversas empresas ligadas ao setor, na Herdade do Mouchão do Esfola Vacas (INIAV/EZN), em Valada do Ribatejo, num intercâmbio de conhecimento e partilha de resultados, sobre a investigação nacional em curso na área da produção de novos biofertilizantes e sua aplicação em culturas como milho, tomate e pomares.

Sessão de abertura do Dia de Campo do projeto LIVING LAB– Nuno Canada, Presidente do INIAV


Olga Moreira, coordenadora do Polo de Inovação do INIAV da Fonte Boa/EZN e líder da parceria do Projeto, apresenta LIVING LAB – Efluentes e Coprodutos da Atividade Agropecuária

Este Dia de Campo contou ainda com a colaboração da empresa Herculano – Alfaias Agrícolas, S.A., com a exposição e apresentação de um sistema inovador de distribuição de chorume com precisão de espalhamento – Green Precision (cisternas inteligentes).

Os ensaios conduzidos na Quinta do Mouchão do Esfola Vacas têm o objetivo de promover a valorização agronómica de efluentes pecuários. Serão desenvolvidos ensaios conduzidos em diferentes culturas e com diferentes modalidades de fertilização como, Controlo (100% adubação mineral); Chorume de porco (milho silagem e tomate indústria); composto bovino com estrume de cavalo e ecochar (milho silagem) e composto de aves (tomate indústria).

Foi demonstrada a aplicação de chorume de porco, para cultura de milho destinada à produção de silagem.

Demonstração da aplicação de chorume de suíno – como fertilizante orgânico


Biorremediação por larvas de BSF – para produção de fertilizantes orgânicos

O ensaio nos pomares experimentais (pereira, amendoeira e oliveira) e vinha, tem como objetivo manter o enrelvamento das entrelinhas e contribuir para a manutenção da fertilidade do solo, aumento da capacidade de retenção da água e promoção do sequestro de carbono. Neste ensaio será utilizado chorume de suíno como fertilizante orgânico.

Visita aos pomares experimentais