Projeto BioComp_3.0 promove dia aberto, dedicado aos agricultores, sobre o “Controlo do jacinto-de-água e sua valorização segura – novas tecnologias de apoio”.

No âmbito do Projeto BioComp_3.0 que visa o controlo do jacinto-de-água e a sua valorização através da produção de compostos orgânicos, foi realizado, no passado dia 28 de maio, em Montemor-o-Velho, um dia aberto com vista à sensibilização para a problemática da proliferação desta espécie invasora nos recursos hídricos.

Para além do objetivo da consciencialização dos presentes, a iniciativa contou com uma demonstração da aplicação de novas tecnologias na monitorização da propagação/infestação do jacinto-de-água para a tomada de decisão no controlo desta invasora, nomeadamente, com recurso a um drone e à captação de imagens aéreas

Nesta iniciativa, para além das diversas entidades que constituem o consórcio do BioComp_3.0, estiveram também presentes a Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego e a ADACO – Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra.

O controlo do jacinto.de-água é essencial não só para recuperar o equilíbrio ecológico das massas de água invadidas, mas também para permitir as múltiplas utilizações desses recursos hídricos.

O projeto BioComp_3.0 tenta conciliar a necessidade de controlo físico do jacinto-de-água, à recuperação e aproveitamento dos nutrientes que esta espécie concentra, respeitando os princípios da Economia Circular, transformando a biomassa da invasora em compostos orgânicos equilibrados e com qualidade para uso na agricultura.

Mais informação em: www.geo.biocomp.pt