Huelva, reconhecida como sendo a principal região produtora de morangos em Espanha e na União Europeia, constitui um dos locais privilegiados da empresa portuguesa M.A.A.E., que desenvolve atividade na multiplicação de plantas de morangueiro, há mais de uma década a apostar e a fornecer plantas para esta província espanhola.

A convite da M.A.A.E., no início de março, a Voz do Campo visitou vários campos nesta região em particular em Palos de La Frontera, onde Paco Martinez, um dos produtores passou a utilizar a variedade FRONTERA, variedade precoce, raiz nua e plantada a meados de outubro. Alfredo Mota, responsável pela empresa fornecedora, Viveiros M.A.A.E. em Portugal, assume que o produtor está muito satisfeito com o comportamento da variedade, com frutos de qualidade, precocidade, bons calibres e uma produção regular. “Nesta região, não é muito usual a plantação desta variedade, mas este produtor tem apostado cada vez mais (…) este campo tem meio milhão de plantas”, diz orgulhoso Alfredo Mota. Outros produtores, por outro lado, optam pela variedade FORTUNA envasada.

Nas palavras de Alfredo Mota, “esta região serve como montra porque os produtores têm grandes áreas e é um capricho, também, as plantas da M.A.A.E. vingarem tendo em conta a forte concorrência de viveiros na região”. Refira-se que, a campanha de colheita de morango, das variedades precoces na região, começa em dezembro e geralmente dura até junho, dependendo das temperaturas atmosféricas.

→ Reportagem completa na Revista Voz do Campo: edição de abril 2024