A AlgaEnergy, empresa espanhola de biotecnologia dedicada ao cultivo de microalgas que está presente em todo o mundo, participou na segunda edição da Semana da Agricultura da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD. Manuel Valenciano, diretor geral ibérico, na sua apresentação quis transmitir aos presentes todo o conhecimento que está por detrás do mundo das microalgas e como elas podem dar resposta aos grandes desafios que a agricultura enfrenta.

A AlgaEnergy integrou os objetivos da estratégia Farm To Fork, daí o seu forte compromisso com a sustentabilidade na sua estratégia e visão de negócio. “Os produtos desenvolvidos a partir de microalgas para além da melhoria e manutenção da saúde e fertilidade dos solos agrícolas, melhoram o rendimento e qualidade das culturas”, realça Manuel Valenciano, acrescentando que, “os bioestimulantes fazem os seus efeitos a nível bioquímico, genético, afetando processos básicos da planta e a sua resistência à seca e a outros stresses (…) e desempenharão também um papel importante na mitigação dos efeitos das alterações climáticas”, explica ainda.

Em Portugal, a empresa está presente através de parceiros que apoiam a empresa a desenvolver estratégias para ajudar os agricultores portugueses a melhorarem as suas culturas. “Já temos muitos bons resultados na vinha, tomate, milho (…) mas é preciso ainda mudar a mentalidade dos agricultores”, comenta o diretor ibérico.

Refira-se que, a AlgaEnergy foi patrocinadora GOLD da segunda edição da Semana da Agricultura da UTAD.

Leia este e mais artigos na reportagem completa da II Semana da Agricultura da UTAD na Revista Voz do Campo: edição de maio 2024


Artigo relacionado:

AlgaEnergy celebra 50 anos de pesquisa em microalgas