A Nanta Portugal SA, líder na Península Ibérica no mercado livre de alimentação animal, pertencente ao Grupo Nutreco organizou recentemente, no âmbito do seu “Roteiro para a Sustentabilidade 2025”, um encontro de Jovens Produtores de Leite de todas as regiões de Portugal Continental. O DiverLanhoso, um dos maiores parques de aventura da Península Ibérica, na Póvoa de Lanhoso foi o local de encontro.

Este evento teve como principal objetivo promover a interação entre jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, envolvidos na gestão e/ou liderança das suas empresas agrícolas ligadas ao setor da produção de leite de vaca. “Pretendeu-se fomentar a troca de experiências, motivá-los e promover a sua permanência num setor que, tal como muitos outros ligados ao setor primário, enfrenta atualmente enormes dificuldades na renovação geracional das equipas humanas”, avança Lídia Marques, responsável de marketing da empresa.

 

O encontro reuniu cerca de 90 jovens produtores de leite para um dia repleto de diversas atividades desportivas ao ar livre e, como uma surpresa especial, “proporcionámos um momento de interação motivacional com uma figura conhecida do mundo do desporto em Portugal, com especial foco nos desafios, obstáculos, sacrifícios e características essenciais para se destacar, evoluir e afirmar em ambientes competitivos”, realça ainda Lídia Marques. Para a Nanta, o balanço deste evento foi positivo, com um feedback muito favorável por parte dos participantes. Lídia Marques, partilha que “este evento não só fortaleceu o sentido de comunidade entre os jovens produtores, como também reforçou o compromisso da Nanta em apoiar o desenvolvimento sustentável e a continuidade do setor da produção de leite em Portugal. Com iniciativas como esta, esperamos continuar a promover o crescimento e a inovação no setor agrícola, assegurando um futuro promissor para os jovens produtores de leite”.

“Não somos apenas uma empresa que vende serviços, mas sim uma empresa que presta serviços e que assessora os clientes em todas as dificuldades que possam ter”.

Durante o Encontro, o diretor comercial da Nanta SA, Luís Ribeiro, recordou à nossa reportagem que a empresa tem em Portugal três fábricas: Alverca do Ribatejo, Marco de Canaveses e Ovar. “Em Portugal, contamos com 200 colaboradores onde há uma relação diária com a empresa em Espanha, com a partilha de conhecimento e estratégias. Mas, há uma estratégia muito mais que ibérica, porque para além de Nanta somos Nutreco e a esse nível vamos também “beber” todas as informações dos Centros de Investigação noutros países e acaba por ser esta rede que nos permite buscar soluções em várias partes do mundo”, adianta o diretor comercial, reforçando ao mesmo tempo que “a Nanta defende que tem de estar próxima dos clientes e do setor (…).

Saiba mais em: Nanta Portugal SA

→ Leia a reportagem completa na Revista Voz do Campo: edição de julho 2024