A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal tem vindo a promover um trabalho de aproximação ao IPMA com o intuito de desenvolver algumas ferramentas tecnológicas que se adaptem às necessidades do setor agrícola e florestal.

Daqui resultou já o desenvolvimento pelo IPMA de uma nova plataforma agroclimática que se encontra, neste momento, num período de testes:

→ https://agroclima.ipma.pt/pt

Recordamos que, nesta fase, a plataforma inclui apenas algumas culturas, estando previsto para breve o seu alargamento a outras culturas, como o olival, os frutos secos e os pequenos frutos.

A CAP está empenhada em colaborar ativamente com o IPMA para transformar esta aplicação numa ferramenta de excelência para os agricultores. Para alcançar esse objetivo, convidam-se todos os interessados em partilhar os seus comentários e contributos. Particularmente, seria muito útil receber sugestões sobre novas culturas, acompanhadas, se possível, das épocas consideradas críticas para os principais eventos meteorológicos que as afetam.

A sua participação é fundamental para que a CAP e o IPMA possam aperfeiçoar continuamente esta aplicação, tornando-a cada vez mais útil e precisa para todos os profissionais do setor agrícola.

→ Os contributos deverão ser enviados para abrito@cap.pt até ao dia 23 de agosto, de forma a que a CAP possa reencaminhar para o IPMA.

Em breve será realizada uma sessão pública de apresentação formal desta nova plataforma do IPMA em setembro, da qual oportunamente daremos mais detalhes.→ https://agroclima.ipma.pt/pt