Durante o mês de setembro, a Quinta de Lemos, em plena região do Dão, vive a época das vindimas de portas abertas. A experiência contempla um programa completo para que os visitantes sintam o verdadeiro espírito desta tradição, com atividades diárias da vindima, provas de vinho e de azeite, petiscos com produtos regionais e visita à Adega e vinhas desta Quinta em Viseu.

Na Quinta de Lemos, produtor de vinho de carácter singular na região vinhateira do Dão, a mais antiga região produtora de vinho em Portugal, as vindimas vão decorrer durante o mês de setembro e as portas abrem-se a todos os visitantes que queiram vivenciar uma das maiores tradições do nosso país. Com o savoir-faire da família de Lemos, o programa proporciona uma experiência completa que permite não só viver a azáfama das vindimas como também conhecer o interior desta Quinta em Silgueiros e os seus melhores produtos, e desfrutar das paisagens vinhateiras de Viseu.

 “A superior qualidade dos nossos vinhos é fruto de muito trabalho mas também deste terroir único do Dão e de castas autóctones da região. A nossa dedicação e o carinho que depositamos em cada garrafa permite-nos produzir vinhos de excelência, exacerbando as características únicas de cada casta, nomeadamente a Alfrocheiro, Jaen, Touriga Nacional e Tinta Roriz. É justamente este nosso património que queremos dar a conhecer, numa partilha genuína com quem nos visita, com o intuito de proporcionar experiências únicas”, realça Hugo Chaves, enólogo da Quinta de Lemos.A par do trabalho ao lado de quem conhece todos os segredos das vinhas, estas experiências são também de convívio e boa disposição, que se repartem pelas paisagens vinhateiras e pela mesa, onde se provam produtos regionais, os vinhos Quinta de Lemos, como o monocasta Jaen, e os azeites de produção própria, nas variedades Galega, Cobrançosa e Arbequina. Os visitantes têm também a oportunidade de fazer uma visita guiada à Adega e conhecer a história da Quinta de Lemos, que se orgulha dos seus vinhos de guarda, que conservam o carácter mais autêntico do Dão.

Com uma produção anual de apenas 100 mil garrafas de vinho de qualidade superior, esta limitação garante que cada cepa possa expressar ao máximo as características das uvas que gera. O sistema agrícola implementado na Quinta de Lemos é um programa de proteção integrada, o que reduz ao mínimo as intervenções de produtos fitossanitários, permitindo o respeito pela sustentabilidade ambiental. As vinhas não são irrigadas, colocando desta forma a vinha à mercê do clima, o que sublima o carácter anual de cada vinho.

A produção de vinhos é feita exclusivamente a partir de castas autóctones da região do Dão, sendo um dos poucos produtores que todos os anos produz vinhos monovarietais, que exibem as características individuais de quatro castas (Alfrocheiro, Jaen, Touriga Nacional e Tinta Roriz), trabalhando-as de forma especial. Além dos monocasta, a Quinta de Lemos produz também blends, igualmente elaborados a partir destas castas autóctones.

Rodeada pelas imponentes paisagens de quatro grandes Serras – Estrela, Caramulo, Buçaco e Nave – a Quinta de Lemos oferece um Programa de Vindimas único, disponível ao longo de todo o mês de setembro, de segunda a sexta (fins-de-semana sujeitos à disponibilidade da equipa), em dois horários por dia: às 10h00 às 12h30 e às 15h00. As reservas devem ser feitas até 48 horas de antecedência, para um grupo mínimo de 2 pessoas e máximo de 15 pessoas.

O Programa de Vindimas Quinta de Lemos tem um custo de 100€ por adulto e de 50€ para crianças dos 12 aos 17 anos, sendo gratuito para as crianças até aos 12 anos. Inclui:

  • Receção com Welcome Drink
  • Visita à Adega e vinhas da Quinta de Lemos
  • Envolvência nas atividades diárias da vindima
  • Prova de 2 vinhos, 1 espumante e azeite Quinta de Lemos (vinhos: 1 monocasta Jaen, um blend Dona Santana e o Gégé Rosé)
  • Petiscos regionais (ex.: pão, broa, bolinhos de bacalhau, enchidos, queijo da Serra, moelas, peixinhos da horta, etc.)
  • Oferta de lembrança alusiva ao dia

Para uma experiência ainda mais memorável, o convite é para um jantar no restaurante Mesa de Lemos, distinguido com 1 Estrela Michelin e a Estrela Verde Michelin, a cargo do chef Diogo Rocha, localizado na propriedade da Quinta de Lemos. Com dois menus de degustação, de 8 e 6 momentos, e um menu pensado para as crianças, o chef Diogo Rocha privilegia a gastronomia de sazonalidade aliada à sustentabilidade, com o respeito máximo pela origem dos melhores produtos nacionais e os sabores genuínos. O menu percorre o país de norte a sul e ilhas, enaltecendo o melhor peixe da costa algarvia, o borrego da Serra do Caramulo ou o ananás dos Açores, entre muitos outros. À mesa, os pratos servem-se em loiça de design exclusivo produzida pela artista Geraldine de Lemos, com o pairing de vinhos Quinta de Lemos, com a assinatura do enólogo Hugo Chaves, o azeite de produção própria e os atoalhados da Abyss & Habidecor.