ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, através do InovMilho – Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo, em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP (INIAV, IP) e a Câmara Municipal de Coruche, levaram a cabo no passado dia 13 de setembro mais um dos seus já tradicionais Dias de Campo, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche.

O evento foi um sucesso, reunindo cerca de 300 pessoas que participaram nesta montra tecnológica que é uma referência no panorama agrícola nacional.

Ao longo da jornada, foram abordadas temáticas como a importância da autonomia energética nas explorações agrícolas – apresentado pela empresa PowerYield – Energia Solar, a importância da matéria orgânica no solo – projeto +ValorCer da (NOVA FCSH), as emissões de carbono e o solo (projeto No. Agroclima) do Instituto Superior Técnico, a necessidade da biodiversidade para uma atividade agrícola resiliente (projeto Pegada 4.0) da Universidade de Évora, a otimização da fertilização das culturas: planear, monitorizar e rever (projeto NUTRI-CHECK NET) da Consulai e a aplicação VirtuaCrop para avaliação expedita do solo.

Um dos temas centrais discutidos foi o uso da rega gota a gota na produção de milho apresentado pelo InovMilho, InovTechAgro e o INIAV. A instalação de entrelinhas a 0,75 metros tem apresentado desafios, especialmente quanto à emergência correta na cultura do milho. Para enfrentar essas dificuldades, foi apresentado um novo ensaio com entrelinhas a 1,50 metros, com a fita de rega instalada a 10 cm da linha de sementeira. Esse ensaio utiliza três diferentes densidades de sementeira – 80.000, 120.000 e 160.000 sementes/ha –, com o objetivo de comparar as produtividades obtidas nestas três modalidades com o método convencional (0,75 metros) de forma a apoiar o agricultor na sua tomada de decisão.

Durante a visita aos campos de ensaio, diversas empresas e a comunidade científica e académica deram a conhecer as principais novidades tecnológicas que promovem a sustentabilidade e a produtividade da cultura do milho em Portugal.

Estes ensaios de campo permitiram que as diversas empresas convidadas dessem a conhecer as tecnologias que estão hoje ao dispor dos produtores de milho e que contribuem para os ajudar a ultrapassar os desafios do setor. A academia também esteve presente e revelou os estudos que estão a desenvolver no sentido de tornar a cultura mais sustentável do ponto de vista ambiental sem perder competitividade.

Um dos momentos altos do Dia de Campo foi a apresentação dos resultados dos estágios de 10 alunos que optaram por implementar os seus trabalhos nesta Estação, no âmbito do InovMilho’23, provenientes de instituições como o Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, Escola Superior Agrária de Elvas, ITQB NOVA, Universidade de Aveiro, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Escola Superior Agrária de Santarém.


Instituições e Empresas participantes:

A IMPER REGAS, a IRRICAMPO e a PowerYield foram os parceiros deste projeto.Este evento deu provas de que é e continuará a ser uma referência no calendário agrícola nacional, promovendo a difusão de inovações e melhores práticas para a produção de milho, beneficiando tanto os produtores quanto o setor académico e técnico.

O InovMilho, foi criado a 28 de setembro de 2016, e encontra-se desde então sediado no Polo de Inovação de Coruche – Estação Experimental António Teixeira, continuando a ser um espaço privilegiado de partilha de conhecimento entre os agentes da fileira do milho, promovendo sinergias entre a ciência, a produção e a indústria de apoio.

Recordamos que a génese deste Centro de Competências, resultou do protocolo de dinamização estabelecido entre o INIAV e a ANPROMIS para dinamização de ensaios de milho e sorgo nesta Estação, estabelecido em 2013.

A ANPROMIS continua a liderar o caminho na busca por soluções inovadoras para a agricultura, visando aumentar a eficiência e a sustentabilidade na produção de milho.

One thought on “Cerca de 300 pessoas participaram no Dia de Campo InovMilho

Comments are closed.