A Certis Belchim, empresa do Grupo Mitsui & Co., resulta da fusão da Certis, uma das empresas líderes no segmento dos Bio Fungicidas e Bio Insecticidas, a que chamamos Bio Racionais, com a Belchim Crop Protection, empresa originalmente Belga, com uma vasta gama, mas especializada na culturas da batata e da vinha. Desta forma, o portefólio atual da Certis Belchim para batata é muito completo e abrangente.

O solo é a base da maioria das culturas, com algumas exceções, como a hidroponia, pelo que a proteção das culturas deve começar por aí. No nosso caso, felizmente temos várias soluções, que passam por introduzir no solo, competidores naturais dos principais patógenos do solo, que, de uma forma natural, sem resíduos, permitem um crescimento saudável das raízes. Neste enquadramento, a Certis Belchim tem duas soluções que se complementam. Uma é o Valcure®, fungicida natural à base de Bacillus amyloliquefaciens, estirpe D747, que é uma PGPR (Plant Growth Promoting Rhizobacteria) que cresce rapidamente e coloniza as raízes, protegendo-as, e outra é o Tri-Soil®, fungicida natural à base de Trichoderma atroviride, estirpe I-1237, estirpe muito adaptável e resistente em diversos tipos de solo e de pH (3-9). Ambos podem ser utilizados alternadamente e coexistem perfeitamente num esquema de tratamentos, complementados com aplicações do bioestimulante Pushy®, que é um ativador das plantas e do solo à base da levedura Saccharomyces cerevisiae, que melhora as condições para a proliferação dos Bacillus do Valcure® e das Trichoderma do Tri-Soil®.

Com as raízes “protegidas”, é tempo de pensar no controlo de infestantes. Felizmente, na gama Certis Belchim, temos o Proman®, um dos mais eficazes herbicidas do mercado, à base de metobromurão. Trata-se de um herbicida seletivo, de pré-emergência para o controlo de infestantes dicotiledóneas e gramíneas.

Ao nível da principal doença da cultura da batata, que é o míldio (Phytophthora infestans), a Certis Belchim tem uma gama muito completa. A começar pelo muito conhecido Ranman Top®, fungicida à base de ciazofamida, com mobilidade translaminar e ação de contacto, preventiva e erradicante, do grupo QiI (inibidor interno de quinona). Para além deste modo de ação, tem como pontos fortes uma excelente proteção dos tubérculos e uma ótima resistência à lavagem e um perfil toxicológico e ecotoxicológico muito favorável.

Este produto é complementado com o Shirlan®, que é um fungicida à base de fluaziname, com ação multi-site, preventiva, com efeito anti-esporulante, assim como uma ação sobre a mobilidade dos zoósporos. Tem no seu baixo risco de desenvolvimento de resistências, um ponto muito forte.

Um terceiro fungicida do portefólio é o Voyager®, produto com fluaziname e valifenalato. Este produto combina as características anteriormente mencionadas para o Shirlan®, com os benefícios do valifenalato, a molécula mais recente do grupo dos CAA, com ação preventiva, curativa e anti-esporulante. É sistémico, com mobilidade xilémica e translaminar. Tem uma boa resistência à lavagem e persistência de ação (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de agosto/setembro 2024

Autoria: Pedro Cabanita, Marketing Manager
Certis Belchim


Artigo relacionado:

Setor da batata reunido na segunda edição do Open Day dedicado à cultura