O tema “Inovação, Sustentabilidade e Negócio” esteve em debate na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, no âmbito da inauguração do novo auditório Corticeira Amorim. Um espaço moderno e revestido a cortiça, que recebeu uma primeira palestra que contou com a presença de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, e de António Rios Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim.

Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, abordou a Ecologia Integral na Universidade Católica Portuguesa como forma de procurar uma resposta ética e baseada na evidência aos desafios globais, sejam eles na cultura e sustentabilidade ambiental; na justiça intergeracional; na economia verde e no combate à pobreza sistémica; no crescimento económico e sustentabilidade, entre outros.

O tema “Sustentabilidade e Inovação” foi abordado pelo presidente e CEO da Corticeira Amorim, António Rios Amorim, que na sua intervenção falou da empresa enquanto motor de investigação & desenvolvimento de uma matéria-prima 100 por cento natural, como é a cortiça. Um material sustentável que, atualmente, está presente em indústrias como a aeroespacial, automóvel, construção e arquitetura, desporto, energia, design e vinhos, espumantes e espirituosas, entre muitas outras.

Na mesa-redonda, moderada por Célia Manaia (membro da comissão executiva do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa), Isabel Barros (administradora da Sonae MC), João Pinto (diretor da Católica Porto Business School) e Manuela Pintado (diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina e co-líder do INSURE.hub) abordaram a importante interligação entre a Inovação, a Sustentabilidade e o Negócio.

A parceria entre a Universidade Católica Portuguesa no Porto e a Corticeira Amorim está em linha com a estratégia de sustentabilidade da Universidade, mas também com a política de proximidade e de fortalecimento da relação entre academia e empresas. “O Auditório Corticeira Amorim, assim denominado ao abrigo da parceria, foi totalmente remodelado em linha com a mais recente tecnologia que beneficia os alunos na sua experiência, tendo subjacente os valores da sustentabilidade que esta parceria também traduz,” referiu Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa também presente na sessão.

Para António Rios de Amorim “é motivo de orgulho e um desígnio da Corticeira Amorim apoiar e promover a formação com um forte sentido de responsabilidade social, reforçando assim o compromisso com a sustentabilidade e a inovação, pilares fundamentais do crescimento da nossa organização.”