No âmbito do 15.º aniversário da Interpalm, Espanha acolheu pela segunda vez a Assembleia Geral da Euro Foie Gras, reunindo os principais produtores do continente para debater o futuro de um setor estratégico, profundamente ligado ao meio rural e à cultura gastronómica europeia.
A Interpalm, reconhecida oficialmente pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha em 2010, comemora 15 anos de trabalho em defesa de um modelo de produção artesanal, gerador de emprego e dinamizador do meio rural. Neste contexto, delegações da França, Hungria, Bulgária, Bélgica e Espanha reuniram-se no nosso país, atualmente o quarto maior produtor de foie gras da União Europeia.
A Interpalm é uma associação interprofissional espanhola que representa o setor da produção de foie gras e produtos derivados de palmípedas gordas (principalmente patos)
O presidente da Euro Foie Gras, Emmanuel Chardat, felicitou a Interpalm pelo seu 15.º aniversário e encorajou-a a continuar a trabalhar para valorizar a produção de foie gras na Europa. “Para a nossa organização, é importante o trabalho que a interprofissional espanhola tem realizado durante todo este tempo, tanto a nível das administrações públicas como a nível da comunicação com a sociedade, porque queremos que os cidadãos europeus conheçam verdadeiramente o nosso modelo europeu de produção”.
Num cenário de mudanças regulatórias e crescentes exigências sociais, o setor europeu de produção de foie gras reivindica o seu compromisso com a qualidade, o bem-estar animal, a biossegurança, o enraizamento territorial, a inovação responsável e a gastronomia com identidade.
“Não produzimos apenas foie gras: geramos valor, sustentamos o emprego rural, preservamos um ofício centenário e oferecemos um produto com identidade europeia, e celebrar esta assembleia em Espanha é também reconhecer o valor da nossa profissão”. “É necessário defender o modelo pecuário tradicional contra mensagens simplistas que o criticam e estão longe da realidade do campo e dos produtores de alimentos”, afirmou Enrique de Prado, presidente da Interpalm.
Tendência ascendente na produção
Em 2024, foram produzidas na Europa mais de 19 800 toneladas de foie gras. A França mantém a sua liderança como principal produtor, com cerca de 15 840 toneladas, o que representa quase 80% da produção, seguida pela Hungria, com aproximadamente 1940 toneladas. A Bulgária produz cerca de 1500 toneladas, seguida pela Espanha, com quase 525 toneladas, e a Bélgica produz cerca de 12 toneladas.
Estes dados refletem a recuperação e o dinamismo do setor na Europa, com a França e a Hungria como referências e a Espanha avançando com passos firmes na sua aposta pela qualidade e pelos mercados internacionais.




