A IV Feira de Inovação Agrícola do Fundão acolheu também, no espaço Octógono, a cerimónia de entrega dos prémios “Mulheres Líderes em Agrifood”, numa sessão promovida pela Fundación Europea para la Innovación – INTEC SmartAgrifood.
O momento foi conduzido por Juan Francisco Delgado, vice-presidente executivo da fundação, que sublinhou o carácter transformador da presença feminina no setor agroalimentar e a necessidade urgente de maior representatividade.
“O que fazemos num ato como este é simplesmente reconhecer algo que acreditamos ser muito importante no setor agroalimentar”, afirma. Segundo os dados partilhados pelo vice-presidente da Fundação, embora as mulheres representem cerca de 37% da força de trabalho no setor agroalimentar a nível global, a sua presença nos cargos de liderança é significativamente mais baixa, rondando apenas os 10%.
Reflexão internacional sobre inclusão feminina
Juan Francisco Delgado partilhou ainda uma reflexão feita com parceiros internacionais, como a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o Fórum de Davos e o Banco Mundial, onde ficou clara a importância da inclusão de mais mulheres no setor:
“Falava-me o diretor de Estratégia Económica da FAO de um dado impressionante: se aumentássemos a presença feminina no setor agroalimentar dos atuais 37% para 50%, a produtividade poderia crescer entre 30% e 40%. Isso por si só já mostra a eficácia das mulheres neste setor”.
Mas os benefícios não se limitam à produtividade:
“Um aumento desses níveis de participação feminina poderia contribuir para reduzir a fome no mundo em cerca de 17%, segundo dados da FAO. Isso mostra que, para além da justiça social e do empoderamento, este é um tema com impacto global e humanitário”, acrescenta.
“Neste projeto agrosocial que estamos a desenvolver, queremos criar redes globais de inovação com impacto real nas pessoas, nos territórios e no planeta. O Fundão é hoje parte ativa dessa rede”, conclui Juan Francisco Delgado.
A rede Women Leaders in Agrifood, criada em 2024 em Sevilha para dar visibilidade e conectar as mulheres que estão a transformar o sistema agroalimentar europeu, dá um salto decisivo em 2025: consolida-se na Península Ibérica com a incorporação de líderes portuguesas de destaque, juntando-se a uma comunidade que já conta com referências de Espanha, França, Reino Unido, Bélgica, Itália, Estados Unidos e outros países do ecossistema agroalimentar.
As premiadas:
– Cátia Pinto – Smart Farm CoLab (Portugal) Engenheira e investigadora, lidera o desenvolvimento de soluções digitais aplicadas ao campo, conectando inovação científica às necessidades reais do mundo rural.
– Sonia Marroyo – Queijaria Quinta do Pomar (Portugal) Produtora do “Melhor Queijo do Mundo”. Representa a excelência artesanal e a capacidade de levar o melhor do mundo rural português ao palco internacional.
– Begoña Pérez Villarreal – EIT Food South Europe (Espanha) Diretora da maior rede europeia de inovação agroalimentar. Constrói pontes entre ciência, startups e políticas públicas por uma cadeia alimentar mais justa.
– Rosa Vañó – Castillo de Canena (Espanha) Referência mundial no setor do azeite virgem extra. Conjugou tradição familiar, sustentabilidade e excelência empresarial com uma aposta contínua na inovação.
– Carmo Martins – COTHN (Portugal) Engenheira e referência técnica na horticultura nacional. O seu trabalho impacta diretamente na modernização e na transferência de conhecimento ao setor agrícola.
– Isabel Jonet – Bancos Alimentares Contra a Fome (Portugal) Líder social incansável, referência ética na luta contra o des- perdício alimentar e na solidariedade ativa. O seu trabalho alimenta esperança e dignidade.
– Lara Neira – CEO da Nigal (Espanha) Jovem empresária que modernizou a indústria da carne com foco no bem-estar animal, sustentabilidade e digitalização. Um exemplo de liderança feminina no mundo rural.
→ Leia a reportagem completa da IV Feira de Inovação Agrícola do Fundão, na Revista Voz do Campo – edição de agosto/setembro 2025, disponível no formato impresso e digital.
A Voz do Campo esteve no local.
Veja alguns momentos:
Veja o vídeo dos principais momentos do balanço feito pelo vereador Pedro Neto:



