No âmbito da nova estratégia nacional para o bem-estar animal, o Governo, através da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), disponibiliza em 2025 o maior pacote de apoio de sempre, no valor de 14,5 milhões de euros, para reforçar o bem-estar animal em Portugal, através do investimento em infraestruturas, cuidados veterinários, medicamentos, esterilização, identificação eletrónica, apoio social às famílias, formação e sensibilização.

A nova agenda nacional que o Ministério da Agricultura e Mar está a implementar assenta numa estratégia integrada e de cooperação. É um ciclo mais ambicioso, conduzido pela DGAV, em articulação com a Provedora do Animal, as autarquias locais, a Ordem dos Médicos Veterinários e a Federação de Defesa e Resgate Animal.

Neste contexto, o Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, sublinhou a importância de uma mudança cívica profunda, onde a decisão de adotar ou adquirir um animal seja feita com consciência e compromisso:

“Com estes sete avisos reforçamos a resposta de forma qualitativa e estrutural: juntamos ao maior investimento de sempre uma estratégia integrada e territorialmente abrangente, que coloca no centro a responsabilização na detenção de animais de companhia. Queremos promover uma nova atitude cívica, em que a posse de um animal seja sempre uma decisão consciente e responsável. A entrega voluntária não deve transformar-se numa prática banalizada nem substituir o dever de compromisso; o abandono não pode ser tolerado. Ao mesmo tempo que enfrentamos os problemas imediatos, lançamos soluções de fundo para garantir mais saúde pública, maior coesão territorial e menos abandono. Neste desígnio da proteção e do bem-estar animal, assumimos uma visão ambiciosa e lançamos as bases para construir um novo caminho”, destaca o Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, que tutela a DGAV.

Mais desenvolvimento ↓

Governo lança o maior investimento de sempre no bem‑estar animal: 14,5 milhões de euros em 2025


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA ASSINANTE (clique aqui)