No Dia Aberto de Campo do Bico da Barca, realizado recentemente, a BASF destacou um ensaio com novas variedades de arroz, dos sistemas Clearfield® e Provisia®, com o objetivo de avaliar o desempenho das variedades nas condições do Baixo Mondego e o interesse para a indústria.

João Alegria, Crop Manager Rice da BASF Portuguesa, no campo de ensaio do Bico da Barca

João Alegria, Crop Manager Rice da BASF Portuguesa, explicou que o ensaio permite conhecer melhor o potencial das variedades. “Temos aqui um ensaio de variedades, quer do sistema Clearfield®, quer do sistema Provisia®, de forma a perceber qual o seu verdadeiro potencial nas condições do Baixo Mondego e o interesse da indústria por estas variedades”, descreve.

O foco do ensaio é analisar produtividade, adaptabilidade e benefícios tanto para agricultores como para a indústria. “A ideia é perceber se, a nível industrial ou mesmo a nível produtivo, existem vantagens quer para o agricultor, quer para a indústria, comparativamente com outras variedades que já temos no mercado”, acrescenta João Alegria.

Variedades em ensaio

Seis variedades estão presentes no ensaio. Entre elas, duas do tipo arbóreo voltadas para risotos, o Anteo CL e o CL100. Outra variedade, o CL145, do tipo Roma/Baldo, é direcionada para mercados de exportação. João Alegria define-o como “um arroz que tem algum interesse em mercados de exportação, mesmo sendo um mercado não muito habitual em Portugal”.

O CL18 é uma variedade redonda, indicada para sushi e outros tipos de culinária, atendendo a pedidos específicos da indústria. O Crop Manager Rice da BASF Portuguesa explica que “existe um interesse crescente nestas variedades, neste tipo de grãos, para alguns mercados de exportação e para consumo interno”.

O Iberico CL, uma variedade do tipo carolino, que apresenta um bom comportamento à nascença, boa sanidade e elevada produtividade, adaptando-se bem às condições locais. Nas palavras de João Alegria salienta que “para o agricultor tem uma vantagem bastante grande, com arranque homogéneo e boa produtividade”.

No sistema Provisia®, a BASF apresentou a variedade Poker PV, ainda em ensaio. Variedades já no mercado, como a Sunrose PV, mostram polivalência e adaptabilidade (…).

→ Leia este e outros artigos completos, na Revista Voz do Campo  edição de novembro 2025, disponível no formato impresso e digital.

 

Veja a entrevista a João Alegria, Crop Manager Rice da BASF Portuguesa, no campo de ensaio do Bico da Barca:

Veja os principais momentos do Dia Aberto de Campo do Bico da Barca:

 


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA ASSINANTE (clique aqui)