No âmbito da estratégia da Nestlé de acelerar a transição para sistemas alimentares regenerativos e com o objetivo de garantir que, até 2030, 50% dos principais ingredientes sejam provenientes de práticas agrícolas regenerativas, a Nestlé criou REGENERATOUR, uma experiência imersiva dedicada à Agricultura Regenerativa. Mais do que um autocarro itinerante, REGENERATOUR é uma experiência interativa, desenvolvida pela equipa de Sustentabilidade da Nestlé que estará presente em diferentes locais em Lisboa como universidades e entidades parceiras. Concebida para dar a conhecer, de forma interativa e tecnológica, as principais iniciativas da Nestlé para promover esta transição a REGENERATOUR destaca o papel central da Agricultura Regenerativa na proteção dos solos, na otimização do consumo água, na promoção da biodiversidade e na integração dos animais no ecossistema.

No interior do autocarro, os visitantes podem explorar experiências digitais, conteúdos educativos e diferentes pontos de contacto, através de ecrãs táteis e conteúdos audiovisuais, num percurso guiado que convida à participação ativa e explica como as práticas regenerativas estão a ser implementadas nas cadeias de abastecimento da Nestlé em Portugal e a nível global. Em destaque estão projetos como CERELAC Seleção da Natureza, produzido com trigo proveniente de agricultura regenerativa no Alentejo, e NESTUM – Juntos pelas Abelhas, focado na promoção da biodiversidade e no apoio aos apicultores.

A Agricultura Regenerativa é um dos pilares da nossa estratégia para garantir sistemas alimentares mais resilientes. Queremos aproximar consumidores, parceiros e meios de comunicação, mostrando com transparência o trabalho que está a ser desenvolvido. Em Portugal, a Nestlé começou com esta transição há três anos com cinco agricultores e hoje já conta com onze agricultores de Elvas, Castro Verde e Évora. Em 2025, foram implementadas práticas de agricultura regenerativa em 1550 hectares que forneceram 2800 toneladas de trigo representando cerca de 25% do trigo utilizado nas papas CERELAC produzidas em Avanca. Com a implementação destas medidas estimamos ter reduzido 40% das emissões associadas a este cultivo”, afirma Beatriz Guimarães, Sustainability Delivery Manager na Nestlé Portugal.

No âmbito desta iniciativa, a Nestlé está a promover visitas de escolas, universidades, parceiros institucionais e colaboradores, reforçando o caráter pedagógico do projeto. O objetivo é continuar a criar proximidade com diferentes públicos, partilhar conhecimento e demonstrar como a colaboração com agricultores, comunidades locais e parceiros estratégicos pode acelerar a adoção de práticas regenerativas em Portugal. 

O próprio autocarro reflete este compromisso com a sustentabilidade, sendo movido a HVO (óleo vegetal hidrotratado), um biocombustível renovável que permite reduzir até 80% as emissões de CO₂ face ao gasóleo tradicional.

A nível global, a Nestlé anunciou recentemente duas colaborações para ajudar a expandir a agricultura regenerativa e apoiar a próxima geração de agricultores. Uma destas colaborações estratégicas é com a The Nature Conservancy (TNC), uma das maiores e mais influentes organizações globais dedicadas à conservação ambiental, e a outra com a Goodwall, uma plataforma que impulsiona o desenvolvimento de jovens, com o objetivo de acelerar a transição para a agricultura regenerativa e promover o envolvimento da nova geração no futuro do setor agrícola.

Estas iniciativas representam um passo significativo na ambição da empresa de implementar práticas de agricultura regenerativa em toda a sua cadeia global de abastecimento, ao mesmo tempo em que constrói uma forte rede de futuros empreendedores agrícolas.

 


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA ASSINANTE (clique aqui)

 

EDIÇÕES MAIS RECENTES:


Caso pretenda adquirir ou aceder integralmente a alguma edição em especial, envie-nos o seu pedido por e-mail: assinaturas@vozdocampo.pt

Periodicidade: 11 edições anuais na versão em papel ou digital

→ ASSINE AQUI A REVISTA VOZ DO CAMPO