A Consejeria da Agricultura, Pescas, Água e Desenvolvimento Rural da Junta de Andalucía acolheu o evento final do projeto Interreg HIBA: Hub Iberia Agrotech, um projeto de referência em território europeu.

Representantes de dezanove entidades das regiões da Andaluzia, Estremadura, Galiza, Algarve, Alentejo e Norte de Portugal ligadas ao setor da inovação e empreendedorismo trabalharam no Consejeria da Agricultura, Pescas, Água e Desenvolvimento Rural da Junta de Andalucía durante dois dias na partilha das necessidades e oportunidades oferecidas pelas tecnologias digitais facilitadoras no setor agroalimentar das regiões envolvidas no projeto de cooperação transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) Hub Iberia Agrotech (HIBA).A conferência foi inaugurada pela Consejera da Agricultura, Pescas, Água e Desenvolvimento Rural da Junta de Andalucía, Carmen Crespo, cuja administração é a coordenadora do HIBA. Durante a sua intervenção, destacou a importância deste projeto transfronteiriço que já monitorizou mais de 300 empresas em território hispano-português.

Na mesma linha, a Diretora do Secretariado Conjunto do POCTEP, Elena de Miguel, destacou durante a sua intervenção o progresso deste projeto em termos de agrodigitalização para os territórios de Espanha e Portugal e a importância dos projetos Interreg para alcançar a igualdade entre territórios europeus.

A missão deste projeto, liderado a partir da Andaluzia através da Andalucía Agrotech DIH, tem sido a criação de um ecossistema multirregional para impulsionar a agrodigitalização através do Digital Innovation Hub (DIH). As ações desenvolvidas assentaram em cinco pilares fundamentais: aconselhamento, empreendedorismo, formação, experimentação e sensibilização.

Entre outras realizações, esta iniciativa europeia criou uma plataforma de formação e experimentação, em cujo desenvolvimento têm estado envolvidas entidades de referência no desenvolvimento da digitalização agroalimentar da formação profissional e universitária. Além disso, foi concebida uma plataforma de serviços que oferecerá a rede DIH formada pela Andaluzia, Extremadura, Galiza e Portugal que favorecerá a digitalização das PME agroalimentares em Espanha e Portugal.

O HIBA promoveu ainda sessões de sensibilização sobre diferentes tecnologias, um programa de inovação aberta para facilitar a resolução dos desafios das empresas agroalimentares no território e reuniões de diagnóstico sobre o estado da digitalização nas diferentes regiões.

Durante o dia, foram apresentadas as principais conclusões destes quadros elaborados na Andaluzia, Estremadura, Galiza e Portugal. Em todos eles, foi detetada a necessidade de trabalhar em novas tecnologias, comunicação e sensibilização, conectividade, financiamento e formação.

ESPÍRITO EMPRESARIAL E MELHORIA DA COMPETITIVIDADE

O Consejeria da Agricultura, Pescas, Água e Desenvolvimento Rural promoveu e coordenou o projeto POCTEP de cooperação transfronteiriça Hub Iberia Agrotech  para a digitalização do setor agroalimentar de Espanha e Portugal que permitiu a colaboração com as regiões da Estremadura, Galiza, Algarve, Alentejo e Norte de Portugal com o objetivo de melhorar a competitividade do setor agroalimentar luso-espanhol através da promoção da digitalização e  espírito empresarial.

Além do Consejeria, o ecossistema andaluz é representado pela Agência para a Inovação e Desenvolvimento da Andaluzia, a Universidade de Córdoba, a Escola Secundária Galileu Galilei, as Cooperativas Agroalimentares da Andaluzia, a Fundação INTEC, a FADA-CATEC e a Finnova, que participam juntamente com outras entidades relacionadas com a inovação e digitalização do setor agroalimentar em Espanha e Portugal. No total, 19 parceiros beneficiários, com um orçamento de 5,3 milhões de euros, trabalharam na criação de uma rede ibérica de DIH em Agrotech para promover o empreendedorismo e melhorar a competitividade empresarial, promovendo a reativação económica pós-COVID 19.

O projeto HIBA, com um eixo central no empreendedorismo e na promoção do empreendedorismo baseado na inovação digital no setor agroalimentar, tem promovido a criação de serviços de teste e experimentação de tecnologias relacionadas com a observação da Terra, robótica, Internet das Coisas e Inteligência Artificial, itinerários de formação e empreendedorismo para diferentes níveis de utilizadores,  perfis (desde agricultores a técnicos) e necessidades empresariais, bem como um serviço de aconselhamento para a transformação digital das PME.

EM LINHA COM AS POLÍTICAS EUROPEIAS

O projeto HIBA está alinhado com o Horizonte Europa e a Estratégia Europa Digital e com as políticas da DG CONNECT, a partir do qual está empenhada numa colaboração estruturada entre os polos europeus de inovação digital. As atividades propostas no âmbito desta iniciativa estiveram também em linha com o que está expresso no Pacto Ecológico Europeu, favorecendo a gestão eficiente, sustentável e conjunta dos recursos, para além das propostas contidas no Documento de Orientação Fronteiriça para a fronteira Espanha-Portugal da Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia sobre questões de cooperação, dando prioridade a áreas comuns na as estratégias regionais de especialização inteligente (RIS3), apoiam a gestão da inovação e o reforço das capacidades e apoiam atividades orientadas para o mercado.