Os cereais são, por excelência, a principal fonte de energia que o organismo necessita para realizar as suas actividades diárias. Entre os nutrientes contidos nos cereais que fazem bem à saúde estão vitaminas, minerais, fibras e hidratos de carbono.

A necessidade do nosso país possuir uma produção de cereais que lhe permita garantir uma capacidade de auto-aprovisionamento que não coloque em causa a nossa soberania alimentar é por todos reconhecida e esteve na origem da aprovação em 2018 da Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais.

As diversas utilizações que os cereais podem ter, na alimentação humana ou animal, fazem com que a sua produção seja imprescindível no abastecimento da nossa agro-indústria, suprindo parte importante das suas necessidades de fornecimento ao longo do ano.

Ciente dos crescentes desafios que se colocam à fileira dos cereais a ANPROMIS/INOVMILHO (Milho), a ANPOC/CEREALTECH (Cereais Praganosos) e o COTARROZ (Arroz) decidiram marcar presença na AGROGLOBAL, com um stand que foi visitado pelos cerca de 20 mil participantes desta Feira, que traduz a forte capacidade de união e de mobilização que caracteriza esta fileira no nosso país.

Durante este evento teve ainda lugar uma Conferência Internacional sobre “Produção de Cereais ao nível Mundial”, organizado pela CAP, e que contou com a colaboração da ANPROMIS, ANPOC e AOP. Tendo em conta o seu interesse disponibilizamos o acesso caso deseje visualizar: