Autoria: Parceria Portuguesa para o Solo

Tem como missão contribuir para a preservação do solo enquanto fator de desenvolvimento sustentável. Para tal, as suas atividades procuram o desenvolvimento de capacidades técnico-científicas, facilitando o intercâmbio de conhecimento e tecnologias sobre o uso e a gestão sustentável do solo, tendo em vista a promoção de uma maior consciencialização da importância do solo pelos seus utilizadores e cidadãos em geral.A Parceria Portuguesa para o Solo (PPS), formalmente criada em 2014, resultou do trabalho de colaboração entre a Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (SPCS) e a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), na sequência do reconhecimento das necessidades prementes de coordenação na recolha e tratamento de informação de base sobre os solos, na sua gestão e disponibilidade, a par do reconhecimento crescente, a nível europeu e global, da importância do solo para as sociedades atuais.

A Parceria Portuguesa para o Solo (PPS) reúne atualmente 47 parceiros, incluindo instituições do ensino superior e de investigação, organismos da administração pública, organizações de produtores agrícolas e florestais, empresas e outros agentes envolvidos no uso e gestão do recurso solo. Tem como missão contribuir para a preservação do solo enquanto fator de desenvolvimento sustentável. Para tal, as suas atividades procuram o desenvolvimento de capacidades técnico-científicas, facilitando o intercâmbio de conhecimento e tecnologias sobre o uso e a gestão sustentável do solo, tendo em vista a promoção de uma maior consciencialização da importância do solo pelos seus utilizadores e cidadãos em geral.

DGADR é o ponto focal de Portugal e representante da PPS nas Parcerias global e europeia

A PPS está alinhada com as Parcerias global e europeia, sendo a DGADR o ponto focal de Portugal e representante da PPS nestas Parcerias. A Global Soil Partnership (GSP), criada em 2012, opera no âmbito da FAO e reúne especialistas do solo de todo o mundo, bem como representantes de governos, associações de agricultores, empresas privadas, organizações não governamentais e outras partes diretamente interessadas na manutenção da saúde do solo e na sua gestão sustentável. A Parceria regional europeia, European Soil Partnership, foi criada para reunir todas as redes e atividades relacionadas com o solo na Europa sob um quadro comum, para a persecução dos mesmos objetivos da GSP (…).

→ Leia o artigo completo na edição de agosto/setembro 2023: