A ANPOC vai promover um Diálogo e Reflexão sobre os Cereais em Portugal, o evento irá decorrer no próximo dia 23 de outubro, na NOVA IMS – Campus de Campolide, sob o tema “Os Cereais em Portugal: da Volatilidade à Valorização“.

O colóquio contará com intervenções de vários especialistas e visa sensibilizar a opinião pública, incluindo os media, para os desafios impostos pela volatilidade do mercado internacional.

A Associação Nacional de Produtores de Cereais (ANPOC), ao organizar este colóquio, destaca a importância do mercado global de cereais e a contribuição vital da produção nacional. Enquanto Portugal não visa a autossuficiência completa na produção de cereais, a ANPOC enfatiza a necessidade de manter stocks mínimos de segurança para garantir a estabilidade no fornecimento desses alimentos essenciais.

Discutir de que forma é que a produção nacional está a reagir aos desafios impostos pela volatilidade do mercado internacional e chamar a atenção para a problemática do mercado internacional dos cereais, são os principais objetivos deste encontro. Além disso, será possível fazer um retrato deste mercado no mundo, perceber o que se pode fazer para valorizar a nossa produção e conseguir assegurar os stocks mínimos de segurança. Será ainda apresentado o projeto desenvolvido pela ANPOC em parceria com a Universidade NOVA e a Rede Rural Nacional que mostra que o setor agrícola se move de forma sustentada e integrada.

A produção de cereais em Portugal enfrenta diversos desafios:

• Competitividade do setor face aos mercados externos;

• Os cereais são considerados produtos voláteis devido à oferta e procura internacionais;
•  Condições edafo-climáticas portuguesas são desfavoráveis;

•  Distância entre o produtor e consumidor.

VER PROGAMA | INSCRIÇÕES

One thought on “Colóquio: “Os Cereais em Portugal: da Volatilidade à Valorização” (23 de outubro)

Comments are closed.