No passado dia 23 de outubro, a Associação de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) reuniu especialistas e líderes de opinião do setor agrícola no Colóquio Os Cereais em Portugal: Da Volatilidade à Valorização. Este evento teve lugar na Nova IMS – Campus de Campolide e abordou questões fundamentais relacionadas com a produção de cereais em Portugal e com o mercado internacional.O colóquio contou com a presença de figuras proeminentes, incluindo Rogério Ferreira, Diretor-Geral da Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS, e Arnaud Petit, Diretor Executivo do International Grains Council.

O objetivo principal deste encontro foi discutir como a produção nacional de cereais está a enfrentar os desafios impostos pela volatilidade do mercado internacional. Além disso, procurou-se chamar a atenção para as questões críticas no mercado internacional de cereais e encontrar maneiras de valorizar a produção nacional, garantindo, ao mesmo tempo, os stocks mínimos de segurança.

Um dos destaques do evento foi a apresentação do projeto desenvolvido pela ANPOC em parceria com a Universidade NOVA e a Rede Rural Nacional. Esse projeto demonstra como o setor agrícola em Portugal está a evoluir de forma sustentada e integrada.