O Clube de Produtores Continente entregou à EDIA o Prémio Sustentabilidade, durante o evento de comemoração do seu 25.º aniversário, certame realizado no dia 25 de outubro de 2023, no Centro Cultural de Belém.

A entrega deste prémio é uma distinção que surge na sequência do protocolo de cooperação assinado entre a EDIA e o Clube de Produtores Continente. Este protocolo permitiu replicar nas explorações agrícolas dos produtores do Clube Continente o modelo do projeto URSA – Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva, da responsabilidade da EDIA, a qual assegurou a passagem de know how aos produtores e o acompanhamento dos processos de instalação e legalização das unidades.

O Protocolo URSA tem sido uma ferramenta de divulgação do processo de compostagem junto de entidades agregadores, agricultores ou agroindústrias, nas quais a dimensão justifiquem ter a sua própria URSA.

A vantagem, no caso dos agricultores com protocolo URSA, é que os subprodutos orgânicos nem chegam a sair das explorações. São compostados e utilizados na própria exploração, com benefícios para o solo e baixa pegada ecológica.

A primeira URSA, criada em colaboração com a Direção Regional de Agricultura do Alentejo, encontra-se em funcionamento desde 2019, em Serpa. O efeito demonstrativo desta unidade já conduziu à assinatura de 22 protocolos de colaboração entre a EDIA e empresas agroindustriais da região, em especial lagares de azeite, para criação de uma rede de unidades particulares de valorização orgânica por compostagem.


Artigos relacionados:

Clube de Produtores Continente celebra 25.º aniversário

Projeto URSA: Clube de Produtores Continente e EDIA assinam protocolo