Inês Dragão é uma das 5 finalistas do “Innovation Award for Women Farmers”, uma competição desenvolvida pela Copa-Cogeca, organização que representa os agricultores e cooperativas europeias.
Inês Dragão, de 49 anos, desempenha o papel de gestora agrícola na Herdade da Sancha, localizada no distrito de Portalegre.
Conjuntamente com as suas três filhas, gere uma extensão total de 300 hectares e um efetivo de mil animais, sendo 700 ovelhas Merino branco e 300 Raça Pura Merino Alemão.O “Prémio de Inovação para Mulheres Agricultoras” é uma competição pan-europeia criada para dar destaque a projetos inovadores realizados na Europa por mulheres agricultoras e que registou a primeira edição em 2010.
O Prémio de Inovação para Mulheres Agricultoras, desenvolvido pela Copa-Cogeca, destaca projetos inovadores liderados por mulheres agricultoras na Europa. A edição de 2023 promove a luta contra as alterações climáticas com a temática “Mulheres na vanguarda das áreas rurais sustentáveis“.
A cerimónia de premiação será no próximo dia 9 de outubro, em Bruxelas (Bélgica), com cinco finalistas de diferentes países europeus, nomeadamente:
- Inês Dragão, pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP)
- Justine Dewitte, pela Boerenbond (Liga dos Agricultores Belgas)
- Marzia Di Pastina, ACI (Aliança das Cooperativas Agroalimentares Italianas)
- Monika Lason, KRIR (Conselho Polaco das Câmaras Agrícolas)
- Desiree De La Caridad Nieves, pela Confagricoltura (Confederação Geral da Agricultura Italiana).
→ Mais informação sobre o prémio aqui.