O Congresso Mundial do Azeite, projeto criado pela Agrifood Comunicación, tenciona tornar-se o evento mais importante do setor e um ponto de encontro para todos os profissionais a nível mundial.

Em entrevista à Voz do Campo, Rosa Gallardo, Presidente do Comité Científico da Olive Oil World Congress (OOWC) e Diretora da Faculdade de Engenharia Agrícola e Florestal da Universidade de Córdoba, aborda estes e outros temas.

O que é o OOWC e qual é o seu objetivo?

O Olive Oil World Congress (OOWC) é uma iniciativa criada pela Agrifood Comunicación, em colaboração com o setor do azeite, que terá lugar nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2024 no auditório do “Consejo Superior de Investigaciones Científicas” (CSIC) em Madrid. Trata-se de um projeto colaborativo no qual participam associações, empresas e instituições que desejam participar e desenvolver conjuntamente iniciativas para valorizar este produto.

Desta forma, sob a égide desta marca, Olive Oil World Congress, será oferecido um espaço de contribuição com conhecimentos e experiências para que o debate, as mensagens e as conclusões cheguem ao maior número possível de produto- res e consumidores de azeite em todo o mundo.

A quem se destina?

Todas e cada uma das atividades organizadas neste congresso destinam-se a empresas e associações do setor do olival e do azeite a nível nacional e internacional, empresas e associações dos setores da distribuição e da restauração, indústria auxiliar, centros de investigação públicos e privados, investigadores e estudantes, bem como administrações públicas.

Que temas serão discutidos e porquê?

O congresso reunirá investigadores e profissionais do setor para promover o debate e a transferência de conhecimentos sobre este produto e a sua cadeia de valor. Serão apresentados e analisados aspetos relacionados com a produção, transformação, comercialização e marketing. A sustentabilidade nas suas três dimensões será também um tema central no congresso, sem esquecer a rentabilidade das explorações agrícolas ou os benefícios do azeite para a saúde.

Que novidades e destaques podem os participantes no Congresso esperar?

O Comité Científico do OOWC tem vindo a trabalhar há mais de 6 meses no programa, tentando identificar os principais tópicos de interesse e os melhores oradores em cada assunto, tanto a nível nacional como internacional. O Comité Científico inclui representantes de mais de 10 países diferentes, como Espanha, Itália, Portugal, Tunísia, Albânia, Turquia, Grécia, Marrocos e Líbano.

Todos os países produtores estarão representados, e de que forma?

Os organizadores esperam que participem no evento os principais países produtores e consumidores de azeite do mundo, como Portugal, Grécia, Itália, Albânia, Turquia, Tunísia, Marrocos, Argentina, Brasil, Estados Unidos e China, entre outros.

Como pode o Congresso ajudar a impulsionar ainda mais o setor e contribuir para o seu crescimento?

Este congresso pretende ser um ponto de encontro de operadores, profissionais e investigadores envolvidos neste setor, o que constitui uma excelente oportunidade para debater, conhecer as principais inovações que estão a ser promovidas e avançar sobre o que será o setor nos próximos anos (…).

↓ Leia a entrevista completa na Revista Voz do Campo, edição de outubro 2023.