“O dinamismo é, sem dúvida, o que nos caracteriza a nós, Lidl Portugal, e ao setor onde atuamos dia-a-dia: o do retalho alimentar. A sociedade e a comunidade, as expectativas dos nossos clientes e o contexto que nos envolve estão em constante mudança, o que nos obriga, diariamente, a uma flexibilidade e capacidade de adaptação à altura destas exigências.

Alexander Frech, CEO do Lidl Portugal

Os anos de 2021 e 2022, em análise neste relatório, foram anos ainda mais exigentes, marcados pela pandemia e por um conflito internacional, que impactaram consideravelmente o nosso negócio. Nesse sentido, não posso deixar de sublinhar o meu agradecimento a toda a equipa Lidl, pelo seu esforço e resiliência. Devemos a cada um dos nossos colaboradores a continuidade do negócio, nunca tendo sido colocada em causa a relação que mantemos com fornecedores e a resposta às necessidades dos nossos clientes. Trabalhámos diariamente para garantir a concretização da nossa proposta de valor: oferecer produtos de máxima qualidade ao melhor preço, investindo em relações duradouras e de confiança, a todos os níveis.

Sabemos que os desafios ambientais e sociais continuarão a exigir de nós uma resposta robusta e concertada, ao longo de toda a nossa cadeia de valor. Acreditamos que a nossa estratégia de sustentabilidade “Mais Lidl” é a resposta mais adequada. É uma estratégia alicerçada em três pilares que consideramos fundamentais, para o presente e para o futuro, e que aqui partilhamos: “Mais para Si”, “Mais para o Planeta” e “Mais para a Comunidade”, que nos permitem atuar agora, para salvaguardar um presente e futuro promissores para as próximas gerações.

“Mais Lidl: Mais para o Planeta” – O que fazemos hoje é a garantia das gerações futuras

O Planeta é só um, assim como a nossa responsabilidade na forma como atuamos perante o mesmo, no que fazemos no dia-a-dia. Sem este compromisso poderemos colocar em causa um futuro risonho e saudável para as gerações atuais e futuras. Por isso mesmo, foi essencial para nós que a nossa operação tenha atingido a neutralidade climática através de projetos internacionais de compensação de Gold Standard, desde 2022. Estabelecemos metas de redução ambiciosas para a nossa operação, alinhadas com o objetivo de limitar o aquecimento global a 1.5°. Desenhámos um roadmap, que começámos já a implementar, para obter uma redução das emissões de gases com efeito de estufa de âmbito 1 e 2, na nossa própria operação, em pelo menos 71%, até 2030, face a 2019.

Mas não só. Implementámos um roadmap de eletrificação da nossa frota, com o objetivo de ter 2/3 da frota elétrica, até 2030, e no que ao transporte de mercadorias diz respeito, conseguimos uma ocupação dos camiões que chegou aos 93,7%. Nesta área, destaco ainda o investimento nas energias renováveis, com mais 92,3% de lojas com sistemas fotovoltaicos, em 2022, face ao ano anterior.

“Mais Lidl: Mais para a Comunidade” – Como empregador, parceiro e ator social assumimos a nossa responsabilidade perante a Comunidade

Somos orgulhosamente um empregador de referência em Portugal, com preocupações sempre presentes perante os nossos colaboradores. Temos como prioridade apoiar a qualidade de vida das quase 8500 pessoas que connosco estão todos os dias, tendo aumentado em 10% o salário para colaboradores de loja e entreposto, num período socioeconómico difícil.

Também de mãos dadas com os nossos parceiros, ajudámo-los a chegar à nossa rede internacional de lojas, sendo responsáveis por quase 2% da exportação de produtos alimentares para os países da UE, ou seja, ajudámos a fazer chegar mais de 200 produtos portugueses aos 29 países, dos 31 onde estamos presentes.

“Mais Lidl: Mais para Si” – Produtos de qualidade, bons para todos nós e para o planeta

O nosso compromisso primordial é para com cada um de nós. E, por isso mesmo, desenhamos o nosso sortido a pensar nos desejos e necessidades individuais, sempre com a máxima qualidade ao melhor preço, pois assumimos a responsabilidade de acompanhar de perto os nossos clientes, sensibilizando-os para um estilo de vida mais saudável e sustentável. Nesse sentido, investimos em produtos responsáveis, com certificações reconhecidas globalmente para as matérias-primas críticas, relacionadas com modelos de cultivo e produção de alimentos que contribuem para um maior bem-estar social e conservação de recursos: em 2022, 22% dos produtos da nossa oferta permanente, de marca própria, eram certificados. Este valor representa um aumento de quase 8% face a 2021 e de mais de 40% face a 2019, reforçando o nosso compromisso. Gostaria de reforçar também que os nossos padrões de qualidade e de segurança alimentar são, em alguns parâmetros, mais exigentes do que a regulamentação em vigor, como prova do nosso empenho.

Concluo, com a certeza que mantemos para o futuro uma visão ambiciosa e que continuaremos a desafiar-nos a fazer mais e melhor. Mais para o planeta; Mais para a comunidade; e Mais para si.

→ Consulte aqui o último Relatório de Sustentabilidade 2021/22 do Lidl Portugal

Este novo relatório, dá-nos a conhecer os resultados alcançados, os objetivos a que o Lidl se propõe e as iniciativas em destaque dos seis eixos estratégicos distintos que integram as referidas dimensões: Proteger o Clima, Respeitar a Biodiversidade, Conservar os Recursos, Agir de Forma Justa, Promover a Saúde e Envolver através do Diálogo.

Mais informação em: https://institucional.lidl.pt/sustentabilidade/publicacoes/relatorios-de-sustentabilidade