Santarém viveu no passado dia 24 de novembro, um momento relevante de celebração da cultura científica (a propósito do Dia Nacional da Cultura Científica), iniciativa promovida pelo FeedInov CoLab em colaboração com a EntoGreen e a APPACDM de Santarém.

Santarém: Capital Inovadora na Produção de Insetos

Neste exclusivo evento nacional, 24 formandos da APPACDM, entre os 17 e 51 anos, participaram da ação de formação “Os Insetos: O Alimento do Futuro“. Santarém, já reconhecida como a capital inovadora na produção de insetos, consolidou mais uma vez a sua posição como referência no desenvolvimento de conhecimentos práticos e profissionais.

Ação Inovadora: Integração e Sustentabilidade Social

Realizada nas instalações da APPACDM Santarém, a ação teve como propósito consciencializar e integrar a comunidade, com conhecimentos práticos, para o setor de produção de insetos. A escolha estratégica do local reflete o compromisso do FeedInov com o valor da responsabilidade social, marcando o evento como uma iniciativa única em Portugal, neste Dia Nacional da Cultura Científica, dedicada à comunidade de cidadãos com deficiência mental.

Envolvimento Significativo da APPACDM Santarém

Destaca-se o papel vital da APPACDM, que apoia 500 utentes, representando uma parcela significativa dos 7 mil cidadãos apoiados em todo o país. O evento reconheceu não apenas a amplitude do alcance da APPACDM, mas também destacou o impacto positivo na promoção da inclusão e bem-estar em Santarém e em Portugal.

Sustentabilidade Tripla

A iniciativa posiciona Santarém como um modelo de sustentabilidade nos eixos social, económico e ambiental. Além de oferecer conhecimentos sobre a produção de insetos, reforça o compromisso da cidade em liderar um setor sustentável e inclusivo, promovendo a diversidade e a cultura científica.

Destaques do Programa

No programa do evento, destacamos a participação de Eva Fronteira, colaboradora do Feedinov, que fez a abertura e introdução ao Dia Nacional da Cultura Científica; seguindo-se a intervenção de Myriam Taghouti, investigadora também do FeedInov, abordando a temática do ambiente e a indústria dos insetos; posteriormente Clarice Souza, da EntoGreen, discutiu o ciclo de produção de frass. De salientar que a Entogreen ofereceu inclusive Frass para a horta da APPACDM.

O evento contou igualmente com a participação de Marcelo Leitão e Tiago Flórido do FeedInov.

Ainda teve lugar uma celebração simbólica, onde festejou-se a data do segundo aniversário do projeto “FeedInov vai à escola” com um delicioso bolo.