Vinícius Santiago é o vencedor do título disputado entre seis finalistas que marcaram presença na região alentejana em novembro para a já emblemática competição.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) acaba de eleger o vencedor da 10ª edição do “Concurso de Melhor Sommelier do Alentejo 2023”, uma competição já emblemática na região que elege a personalidade a quem vai ficar a responsabilidade de levar os saberes e sabores alentejanos até ao maior mercado de exportação, o Brasil. Vinícius Santiago foi destacado como vencedor do certame, cujo título foi disputado por seis finalistas.

O painel de jurados – composto por João Geirinhas, presidente do júri, sócio e diretor da revista Grandes Escolhas; Marc Pinto, diretor de vinho na Fifty Seconds Martin Berasategui; Ivo Peralta, sommelier na Jncquoi Club; Tiago Caravana, diretor de Marketing da CVRA; e Domingos Meirelles, diretor da Exponor Brasil – elegeram Vinícius Santiago, como o Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil pela excelência na prova prática de serviço, pelo seu conhecimento sobre a região vitivinícola e pela forma como foi capaz de passar esse conhecimento nessa prova, cruzando informações de forma interessante e criativa.

Os finalistas estiveram no Alentejo na passada semana, de 20 a 24 de novembro foram selecionados depois de passarem pelas fases da seleção e por provas práticas. O concurso contou com mais de 60 inscritos que foram submetidos a várias questões sobre o Alentejo, os seus vinhos e cultura, e destes, apenas 21 especialistas seguiram para as provas práticas que decorreram em junho, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Dos finalistas desta edição fizeram parte os sommeliers Bruno Margulhano, representante da Florence Vinhos; Diego Arrebola, sócio e embaixador da marca de vinhos Ary e bicampeão do título de “Melhor Sommelier do Brasil” pela Associação Brasileira de Sommeliers; Marcus Vinicius Medrazi, professor de certificações internacionais (IWC e AWC) pela ISG e sócio fundador da THEU Vinho; Pedro Barcellos, professor na ABS-RJ e sommelier na Bazzar à Vins; Vinícius Conde, diretor estadual da Sommelier School; e Vinícius Santiago, professor na ABS-RJ, na Wine & Spirit Education Trust (WSET) e na Eno Cultura e sommelier na Víssimo Group.

Recorde-se que esta é uma iniciativa dirigida ao maior mercado de exportação de vinhos alentejanos, com a assinatura da CVRA, com vista a fortalecer a relação entre o Alentejo e o Brasil, país para o qual os vinhos alentejanos exportaram, até junho de 2023, mais 7% em valor e 10% em volume, face ao período homólogo, que representam 16,5 milhões de euros e 4,7 milhões de litros.