A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) leva a cabo, no próximo dia 15 de dezembro, das 14h00 às 17h00, presencialmente (Auditório H1) e com transmissão via Youtube Invasoras.pt, a 6.ª edição do Seminário “Gestão de Espécies Invasoras”.

Trata-se de mais uma edição com enfoque numa problemática que representa uma das principais ameaças à biodiversidade, da qual dependemos, mas a que muitos cidadãos permanecem alheios. Em Portugal o desafio continua a ser gigantesco, com muitas espécies invasoras a causar problemas graves em termos ambientais, económicos e até de saúde pública, sendo que neste seminário vão ser apresentados vários projetos e iniciativas que, em ambientes e contextos distintos, pretendem contribuir para minimizar o problema em causa.

Para este seminário, promovido no âmbito da Unidade Curricular de Gestão de Espécies Invasoras dos Mestrados em Recursos Florestais e em Desenvolvimento Sustentável, estão convidados oito especialistas, que proferem as comunicações “A problemática do percevejo asiático (Halyomorpha halys) em Portugal”, “Situação das aves exóticas nidificantes em Portugal ”, “Exemplo de controlo de háquea-picante em área florestal”, “Controlo natural em ação: desafios e conquistas na gestão da acácia-de-espigas”, “A gestão de invasoras nas faixas de proteção de infraestruturas de transporte de energia”, “Vemo-nos no Monte: ação comunitária para o controlo de plantas invasoras”, “LIFE Predator – prevenir, detetar e combater a propagação de siluro” e “Lançamento do manual «Gestão da acácia-mimosa e da háquea-picante»”.

O seminário conta ainda com a abertura do coordenador do Mestrado em Recursos Florestais, David Rodrigues e o encerramento da professora responsável pela Unidade Curricular de Gestão de Espécies Invasoras, Hélia Marchante.

Os interessados em participar devem inscrever-se em: tinyurl.com/6GestaoInv, até 13 de dezembro. Para mais informações devem contactar para o e-mail hmarchante@esac.pt.

Programa: