“A carne tem futuro, mas também muitos desafios para encararmos de uma forma coletiva”

O presidente da CONFAGRI destaca a importância da colaboração e da comunicação eficaz no setor pecuário, além de ressaltar os desafios enfrentados pelos agricultores na União Europeia.

Idalino Leão – Presidente da CONFAGRI

O presidente da CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal), Idalino Leão, faz declarações enfáticas sobre o futuro e os desafios do setor pecuário na União Europeia, destacando a necessidade de uma abordagem coletiva e eficaz para lidar com as complexas questões enfrentadas pelos agricultores.
Idalino Leão, que também é um agricultor, criador de carne e produtor de leite, entende que o setor da carne enfrenta um conjunto de desafios que devem ser abordados de maneira unificada. Reconheceu que, muitas vezes, o setor agrícola peca na comunicação, e o setor pecuário não é exceção.

“Existem grupos com lobbies fortes, bem estruturados e financiados internacionalmente, que buscam ocupar o espaço alimentar tradicionalmente preenchido pela carne”

Destacou o dirigente que os ataques ao setor pecuário são, em última análise, uma luta pela preferência do consumidor no que se refere à alimentação e apontou a existência de grupos com lobbies fortes, bem estruturados e financiados internacionalmente, que buscam ocupar o espaço alimentar tradicionalmente preenchido pela carne.
Além disso, o presidente da CONFAGRI abordou a questão da hipocrisia no que diz respeito à proibição do cultivo e consumo de alimentos transgênicos na Europa, enquanto esses produtos são consumidos diariamente em outras partes do mundo. Uma hipocrisia que na sua opinião precisa ser desmistificada.

“A União Europeia, muitas vezes prioriza as suas agendas em detrimento da soberania dos Estados Membros”

Idalino Leão também levantou preocupações sobre a União Europeia, que, segundo ele, muitas vezes prioriza as suas agendas em detrimento da soberania dos Estados Membros. Ressaltou ainda que a pecuária desempenha um papel fundamental na fixação de pessoas nas zonas rurais e na limpeza natural dos terrenos, questões que são frequentemente subestimadas.
Ao final de sua comunicação, Leão lançou um desafio aos presidentes de câmara, propondo que a carne seja incorporada nas cantinas escolares como parte da economia circular. Pois para o presidente da Confagri, essa medida não só apoiaria os agricultores e reduziria a pegada ambiental, mas também contribuiria para a fixação de pessoas nas áreas rurais, promovendo a sustentabilidade económica, social e ambiental.

→ Este e outros artigos na Revista Voz do Campo, edição de novembro 2023.