Com a nova legislação relativa à rotulagem dos produtos do setor vitivinícola prestes a ser adotada, os vinhos e os produtos vitivinícolas aromatizados serão, a partir de 8 de dezembro, obrigados a adicionar às menções obrigatórias atuais a sua lista de ingredientes e informação nutricional, assegurando que o consumidor tem a possibilidade de saber exatamente o que está a comprar, independentemente do canal de venda.

Com o intuito de modernizar o sistema de informação aos consumidores e disponibilizar no limitado espaço do rótulo toda a informação necessária, a legislação deixa espaço para as empresas comunicarem essa informação por via eletrónica, através da utilização de rótulos digitais.

Nesse sentido, a GS1 Portugal, organização neutra, sem fins lucrativos, responsável pela implementação de standards globais de identificação e partilha de informação para fomentar uma cadeia de valor mais eficaz, pretende apoiar as empresas no processo de digitalização e partilha com os consumidores de informações relevantes sobre os seus produtos, através das seguintes iniciativas:

  • Dinamização de webinars informativos a respeito das Novas Regras de rotulagem no setor vitivinícola;
  • Solução de Rótulo Digital GS1, disponível no primeiro trimestre de 2024:
    • Criação do GS1 QR Code para integração no rótulo;
    • Disponibilização de solução de rótulo digital para o consumidor final;
  • Plataforma SyncPT, para gestão e partilha da informação de produto necessária aos negócios nos canais de venda física e online;
  • Serviço Validata, para gestão da qualidade da informação de produto completa e atualizada (dados logísticos, fotografia, informação de rotulagem), em conformidade com os requisitos regulamentares aplicáveis.

O Rótulo Digital GS1 tem as seguintes vantagens:

  • Adaptação de informação extensa e espaço ilimitado: ao contrário do rótulo físico, o rótulo digital pode disponibilizar conteúdo em formato de texto totalmente ilimitado, permitindo a partilha de informações nutricionais, alérgenos, conservação, certificações, sustentabilidade, entre outros.
  • Atualização inteligente: o conteúdo pode ser atualizado quantas vezes forem necessárias, de forma ágil e simples.
  • Transparência: permite corresponder às exigências dos consumidores, que ambicionam cada vez mais ser informados sobre os produtos e práticas das empresas.

Assim, a GS1 Portugal visa a promoção e a partilha de informação para uma gestão mais eficiente no setor vitivinícola e está disponível para colaborar com os players do setor para dar resposta aos desafios da nova legislação através das suas soluções de codificação e rotulagem dos produtos.

→ Para mais informações, por favor, contactar a GS1 Portugal por e-mail (info@gs1pt.org).