A comunicação da diretora de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Centro durante a  2ª edição da FIA – Feira de Inovação do Fundão, ressalta a importância da carne na indústria de alimentos, os desafios que enfrenta e a necessidade de abraçar práticas sustentáveis para garantir a continuidade dessa fileira.

A diretora de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Centro, Rosa Rodrigues, deixa uma mensagem clara, “a carne tem futuro”. Com essa afirmação, Rosa Rodrigues destacou não apenas a resiliência da indústria da carne, mas também os desafios que os operadores dessa fileira enfrentam em tempos modernos. A indústria de carne está em constante evolução, enfrentando uma série de desafios que vão desde questões sanitárias e tecnológicas até questões legais e de mercado. Para se manterem competitivos e atender às diversas exigências, esses operadores precisam estar constantemente atualizados em várias áreas.

Destaque para o controle oficial de toda a cadeia produtiva da carne

Um dos principais pilares destacados na comunicação de Rosa Rodrigues é o controle oficial de toda a cadeia produtiva da carne. Isso abrange desde a saúde animal, transformação, alimentação animal até a certificação internacional. A carne, ao longo dos anos, tornou-se um dos produtos mais controlados e seguros no mercado. A diretora destacou ainda a importância da sustentabilidade em toda a cadeia produtiva da carne. “O foco na segurança alimentar, sustentabilidade ambiental e gestão sustentável dos recursos é fundamental para preservar o futuro das próximas gerações.” Outro ponto essencial levantado na comunicação de Rosa Rodrigues é a necessidade de desmistificar a ideia de que a produção animal é a principal responsável pelo aumento da pegada de carbono. “ Os operadores envolvidos na produção extensiva de carne sabem que isso não é verdade”, sublinha.

→ Mais desenvolvimento na Revista Voz do Campo, edição de novembro 2023.