O 9º Congresso Europeu de Jovens Agricultores foi realizado no passado dia 6 de dezembro de 2023, sob o título “Jovens agricultores: Guardiões da tradição e impulsionadores da inovação“.

Com mais de 300 jovens agricultores no local, no Parlamento Europeu, o Congresso serviu de palco para uma série de projetos inovadores e resilientes apresentados por 13 jovens agricultores europeus da Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia e Espanha.

“Os jovens agricultores desempenham um papel crucial na manutenção das tradições e na manutenção da vitalidade de nossas áreas rurais diante dos crescentes desafios ambientais e econômicos. Como Grupo do PPE, colocamos os jovens agricultores no centro de nossas políticas. Precisamos intensificar os esforços para que a renovação geracional na agricultura seja bem-sucedida, dando aos jovens agricultores uma perspectiva e um futuro nessa importante profissão”, destacam os organizadores do Congresso de Jovens Agricultores do PPE, os eurodeputados Nuno Melo, Herbert Dorfmann, Juan Ignacio Zoido Álvarez e Michaela Šojdrová. O Congresso foi organizado em conjunto com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a Associação de Jovens Agricultores da Espanha (ASAJA).

Numa votação muito disputada, foram por fim encontrados os vencedores nas três categorias: Matěj Sklenář, da República Checa, Koutsouradi Argyro, da Grécia, e François Lejeune, da Bélgica.

Conheça aqui os 3 projetos vencedores:

Melhor projeto digital: Matěj Sklenář fez uma parceria com o desenvolvedor de robótica e software Vratislav Beneš para criar o FRAVEBOT, um robô de monitoramento de doenças e pragas do tomate que se move de forma autônoma pela estufa. Usando IA, o robô monitora a saúde da planta e a maturação dos frutos. Com a detecção precoce de doenças e pragas, os agricultores podem tomar medidas oportunas para combater os problemas, o que reduz bastante a necessidade de pesticidas e aumenta a produtividade, usando a mesma quantidade de água e nutrientes.

 

 Projeto mais resiliente: Koutsouradi Argyro combinou métodos tradicionais com tecnologia moderna para produzir organicamente plantas e ervas aromáticas na ilha grega de Chios. O fornecimento de sementes somente de canteiros orgânicos certificados e o uso somente de práticas orgânicas certificadas, combinados com o clima, o solo e o ambiente limpo exclusivos da ilha, garantem a alta qualidade e a fragrância abundante das ervas e dos óleos essenciais produzidos.

 

Melhor projeto para melhoria de áreas rurais: François Lejeune desenvolveu uma rede de padarias, fábricas de biscoitos, escolas de culinária, lojas de varejo, pizzarias e oficinas de produção de massas que trabalhariam com farinhas orgânicas, o que lhes permitiria adquirir seus produtos localmente.

O Prémio PPE para Jovens Agricultores deste ano foi patrocinado pela CropLife Europe, Fertilizers Europe e McDonald’s.

Relembramos que a concorrente portuguesa que representou Portugal neste Congresso Europeu, foi a Jovem Agricultora Inês Marques Lopes por ter vencido a 10ª edição do Concurso Nacional de Jovens Agricultores de Portugal apoiado pela Bayer com o seu projeto vencedor: PTachio. Saiba mais ↓

Inês Marques Lopes vence “Melhor Jovem Agricultora 2023”

 

↓ Reveja aqui a sessão do Congresso transmitida em direto: 

 

One thought on “Vencedores do 9.º Congresso Europeu de Jovens Agricultores

Comments are closed.