“Ao associar-se à organização do 5th International Yale Symposium on Olive Oil & Health a BLC3 pretendeu trazer a discussão e o debate dos desafios científicos e tecnológicos que o setor enfrenta”

 

A BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação irá acolher o 5th International Yale Symposium on Olive Oil & Health, de 10 a 13 de dezembro, em Oliveira do Hospital. Fundada pela Yale University (EUA), esta iniciativa representa uma plataforma entre academia, associações, organizações, profissionais da indústria, empreendedores e investidores, com vista à promoção do Azeite Virgem Extra, os seus benefícios e importância para a saúde humana. Em entrevista, a BLC3 conta-nos o que é o Olive and Health e as razões que tiveram para se associarem à organização deste evento.

 

 O que é o Olive Oil and Health e qual o seu propósito?

O simpósio Olive Oil and Health é um evento internacional co-organizado anualmente pela Universidade de Yale, EUA, que visa a sensibilização para os benefícios do azeite para a saúde humana e planetária, abordando uma variedade de temas centrais para a cultura da oliveira e o futuro do azeite, especialmente o azeite virgem extra.

 

Quais os motivos que estiveram em cima da mesa para se associarem à organização do evento?

O setor do azeite em Portugal é um setor em ascensão, com enorme potencial e impacto na bioeconomia Portuguesa. Ao associar-se à organização do 5th International Yale Symposium on Olive Oil & Health, a BLC3 pretendeu trazer a discussão e o debate dos desafios científicos e tecnológicos que o setor enfrenta, desde a terra e cultivo da azeitona, até à recolha, transformação, alimentação e nutracêutica. A BLC3 assumiu o compromisso de organizar o evento num contexto rural, em Oliveira do Hospital, sendo esta uma oportunidade única para o setor do Azeite português e para a região demonstrar o seu potencial.

 

Quais são os objetivos do Oil and Health e para quem é direcionado?

O debate de questões atuais e emergentes do setor olivícola e o fortalecimento das relações e cooperação entre todos os profissionais do setor, bem como todos os interessados nestas questões, seja pela via económica, científica, académica ou social, são o foco principal do simpósio. Membros de associações e organizações profissionais, produtores, academia, comerciantes, vendedores e outros representantes da indústria são o público-alvo deste evento.

 

Que temas vão estar em debate? E porquê?

Num mundo cada vez mais tecnológico, a transição entre a tradição, a tecnologia e a transferibilidade no setor olivícola são elementos que desempenham um papel significativo na definição do presente e do futuro da produção e do comércio do azeite, sendo cruciais para compreender a dinâmica e os desafios enfrentados por este setor. Desta forma, o programa do simpósio privilegiará as vertentes ligadas à investigação e educação relacionadas com a oliveira e seus produtos, abordando temas como:

– O azeite na saúde pública, global e planetária;
– Políticas e regulamentações (locais e globais) sobre a azeitona e o azeite;
– Qualidade, autenticidade, química e testes do azeite;
– Comercialização do azeite;
– Considerações relacionadas com a saúde (por exemplo, nutrição, nutriscore e dieta mediterrânica);
– A bioeconomia;
– A circularidade e a sustentabilidade; e
– Alterações climáticas e resiliência climática.

 

Quais são as novidades e destaques que os participantes podem esperar desta edição?

Para além dos vários debates, apresentações científicas e mesas-redondas, nesta edição do simpósio será dado destaque a pessoas e entidades locais ligadas à cultura, arte e gastronomia, que irão proporcionar momentos de surpresa e dinâmica diferentes no decorrer do evento científico, com forte envolvimento dos municípios da região (Oliveira do Hospital, Seia e Tábua).

 

Todos os países produtores vão estar representados? De que forma?

Não só irão marcar presença no encontro participantes da maioria dos países produtores de azeite, como também dos principais países consumidores, como são exemplo os EUA. Irá também haver uma participação ativa do Conselho Oleícola Internacional (COI). A participação destes intervenientes será efetuada através de palestras, comunicações orais e em poster e pela participação em mesas redondas e de discussão aberta.

 

Como é que o evento pode ajudar a incrementar ainda mais o setor em Portugal e contribuir para o seu crescimento?

A abordagem dos pontos críticos e dificuldades que o setor olivícola enfrenta sobre diferentes perspetivas é uma mais-valia para a definição de estratégias e soluções, com vista a um setor mais sustentável e rentável. Com as temáticas em foco neste simpósio e os diferentes pontos de vista e conhecimento partilhado por todos os intervenientes, será dado um contributo valioso para incrementar ainda mais o setor olivícola Português.

 

Que mensagem gostariam de deixar aos produtores de azeite?

O futuro do azeite em Portugal é bastante promissor. Com o equilíbrio entre a preservação da tradição e a inovação, com a adoção de tecnologias sustentáveis e investimento no azeite de qualidade, poderá ser alcançado um setor olivícola português com maior expressão e mais impacto na Bioeconomia do país. Com o envolvimento de todos os interessados na cadeia de valor do azeite, e com o estabelecimento de cooperações e sinergias, será possível dar resposta aos desafios e dificuldades sentidas no setor.

 

Conteúdo relacionado:

5th International Yale Symposium on Olive Oil & Health (10 a 13 de dezembro)