A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro orgulha-se de anunciar que foi galardoada com o “European Bronze Label of Cluster Management Excellence”, reconhecido pela Comissão Europeia e atribuído pelo Secretariado Europeu de Análise de Clusters (ESCA), um reconhecimento notável pela sua gestão enquanto cluster no setor agroalimentar. Esta distinção destaca o compromisso e a competência da INOVCLUSTER em impulsionar a inovação e o desenvolvimento no setor agroalimentar a nível nacional e internacional.

O selo “Cluster Management Excellence” é atribuído pelo Secretariado Europeu para a Análise de Clusters (ESCA), um organismo europeu de análise e certificação que atua em nome da European Cluster Excellence Initiative (ECEI). Trata-se de um sistema apoiado e reconhecido pela Comissão Europeia para a realização de avaliações ao nível de desempenho da governação dos clusters europeus. Para efeitos de atribuição deste selo foi feita uma auditoria que incidiu nos seguintes domínios: gestão interna, atividade e dinamização do ecossistema, serviços aos associados e parceiros, financiamento, desempenho do acompanhamento dos projetos de I&D, histórias de sucesso e influência em Portugal e internacionalmente.

Este selo premeia a excelência na gestão do cluster e o trabalho desenvolvido diariamente pela equipa da INOVCLUSTER, parceiros e autoridades públicas, no impacto positivo na comunidade e indústria. A INOVCLUSTER, através da sua dedicação assídua e estratégias inovadoras, destacou-se como um exemplo inspirador de excelência em gestão de clusters, oferecendo suporte vital para o crescimento e aprimoramento do setor agroalimentar.

“A conquista do Cluster Management Excellence Label BRONZE é uma validação do nosso compromisso contínuo com a excelência e a inovação no setor agroalimentar”, declarou Christelle Domingos, Diretora Executiva da Inovcluster. “Estamos honrados por receber esse reconhecimento e isso impulsiona-nos a continuar a trabalhar arduamente para promover a colaboração, o desenvolvimento e a competitividade no nosso setor e sempre numa perspetiva de valorização do nosso maior ativo: os nossos associados. Queremos continuar a fortalecer a marca InovCluster, como um Cluster de Excelência a nível europeu e onde cada uma das partes deste coletivo, se orgulhe de pertencer.”

A InovCluster e a Cooperação Institucional

Esta distinção é um testemunho claro do empenho da INOVCLUSTER em impulsionar a cooperação entre os diversos agentes do setor de modo a promover a inovação e a criar um ambiente favorável ao crescimento sustentável do agroalimentar. Assim, a obtenção deste selo é também resultado de toda a sua atividade e influência internacional.

A nível de exemplo, nestes últimos dois meses de 2023, a INOVCLUSTER tem reforçado as suas redes de cooperação, quer com parceiros nacionais, quer internacionais, atuando como um catalisador de iniciativas e discussões que visem a inovação e a internacionalização do setor agroalimentar. A título de exemplo:

A convite da ETF – European Training Foudation – um organismo da União Europeia que visa ajudar a melhorar a formação profissional em países terceiros, sobretudo na bacia mediterrânica, na Europa Oriental e na Rússia, a INOVCLUSTER, pelas suas boas práticas internacionais através da assinatura Pact of Skills1, participou enquanto representante de Portugal, num evento de networking na Macedónia do Norte, com o objetivo de, através das suas boas práticas, capacitar e empoderar as empresas do setor agroindustrial dos países das balcãs, para temáticas tão prementes como a digitalização e transição verde de modo a facilitar também a criação de parcerias e redes de trabalho.

Participou no Agrifood Forum 2023 que teve lugar na Lituânia e em conjunto com mais 4 clusters europeus no painel “Indústria 5.0 no setor alimentar” onde reforçou a importância dos clusters na transformação da indústria.
Marcou presença na Feira Internacional de Climatização e Refrigeração que teve lugar no IFEMA Madrid através da participação de 3 empresas Associadas num stand conjunto de Portugal.

A convite da European Cluster Collaboration Platform participou em conjunto com outros Clusters Europeus no webinar dedicado ao tema dos Sistemas Alimentares Sustentáveis e onde abordou o papel dos clusters na Bioeconomia. A INOVCLUSTER teve ainda a oportunidade de partilhar o seu trabalho na promoção da Sustentabilidade, da Economia Circular e do apoio que tem disponibilizado às empresas do setor agroindustrial para a transição verde.

A nível nacional e no seguimento do contínuo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido mais especificamente na Região Centro, a INOVCLUSTER assinou recentemente o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro comprometendo-se com duas medidas de cariz transformador que irão contribuir para Agenda de Economia Circular do Centro. Esta agenda pretende valorizar práticas de economia circular, dando visibilidade às ações desenvolvidas na região com o objetivo de estimular a adoção de estratégias de circularidade.

O trabalho dinamizado pela INOVCLUSTER, e agora o selo de excelência Bronze Label, vêm assim, neste final de ano de 2023, reforçar a sua credibilidade e legitimidade para continuar a desenvolver a sua rede e a sua influência europeia, a fim de apoiar os seus associados nos seus processos de internacionalização e de inovação, tornando-os assim mais preparados para enfrentarem os desafios do mercado global. Através de programas, eventos, formação e apoio técnico, a INOVCLUSTER tem sido um agente impulsionador do crescimento e da sustentabilidade no panorama agroalimentar em Portugal.

1) O Pacto para as Competências é uma das ações emblemáticas da Agenda Europeia de Competências e visa apoiar organizações públicas e privadas na melhoria de competências e na requalificação, para que possam prosperar durante as transições ecológica e digital.