No decorrer da COP28, que se realizou nos Emirados Árabes Unidos, um total de 134 países assinaram a Declaração dos Emirados sobre Agricultura Sustentável, Sistemas Alimentares Resilientes e Ação Climática. A declaração estabelece relação entre as alterações e os alimentos que consumimos. O foco é melhorar a segurança alimentar, reduzir a vulnerabilidade dos agricultores perante eventos extremos e, simultaneamente, proteger a biodiversidade e a água.

A declaração defende cinco objetivos: escalar as atividades e respostas de resiliência e adaptação de forma a reduzir a vulnerabilidade dos agricultores; promover a segurança alimentar e nutrição ao aumentar os esforços de apoio das populações vulneráveis; apoiar os trabalhadores agrícolas e nos sistemas alimentares cujos rendimentos estão ameaçados pelas alterações climáticas; fortalecer a gestão integrada da água e maximizar os benefícios climáticos e ambientais associados à agricultura.

→ Leia a declaração na íntegra: COP28 UAE DECLARATION ON SUSTAINABLE AGRICULTURE, RESILIENT FOOD SYSTEMS, AND CLIMATE ACTION

 

Assuntos relacionados:

“Alqueva é um exemplo para o mundo. Em estreita cooperação com produtores e com estratégias inovadoras de eficiência e eficácia na gestão dos recursos hídricos, tem alcançado o equilíbrio entre essa gestão e a sustentabilidade das produções de azeite e frutos secos.”

No âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas – COP28 UAE, o Ministério da Agricultura e da Alimentação organizou um evento dedicado à «Gestão da água e produção alimentar sustentável – os casos da produção de azeite e frutos secos em Portugal».

O Secretário de Estado Gonçalo Rodrigues evidenciou ainda “a capacidade do país para concretizar a transição energética. Exemplo disso é a recente abertura do concurso para a instalação do maior parque fotovoltaico flutuante da Europa, em Alqueva. São mais de 45M€ de investimento”.

O Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, a EDIA e a OLIVUM participaram na sessão “Gestão da Água e Produção Sustentável de Alimentos”, assista aqui:

 

One thought on “COP 28: Assinada declaração sobre Agricultura Sustentável com Portugal entre os 134 signatários

Comments are closed.