A OLIVUM, Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, integrou a delegação portuguesa liderada pelo Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, que marcou presença na Conferência das Partes (COP28), no passado dia 10.

Inserida no painel ‘Gestão da água e produção alimentar sustentável – a produção de azeite e de frutos secos em Portugal’, a OLIVUM foi convidada como representante do setor oleícola, com o objetivo de mostrar a grande evolução da produção e sustentabilidade do azeite português. Durante a sua intervenção, foi apresentado o Programa de Sustentabilidade de Azeite do Alentejo (PSAA), um projeto pioneiro da Associação e um verdadeiro caso de sucesso a nível nacional e internacional.

Gonçalo Moreira, gestor do PSAA, integrou a delegação portuguesa que esteve presente na cimeira e destacou a evolução da produtividade do olival nacional, o reduzido consumo de fatores de produção e a contribuição para a economia nacional deste setor. “O PSAA transformou a maneira como produzimos azeite em Portugal, e tem sido o motor responsável por levar o nosso produto ao mercado internacional. Estamos comprometidos com a implementação de práticas que promovem a gestão responsável dos recursos naturais, a redução do impacto ambiental e a garantia de qualidade em toda a cadeia de produção”, destacou Gonçalo Moreira.

Durante a participação na COP28, o responsável apresentou os resultados notáveis alcançados por este projeto que tem posicionado Portugal como líder na promoção de práticas agrícolas sustentáveis. Além das apresentações, a delegação realizou uma degustação de azeites portugueses, demonstrando a qualidade e diversidade do azeite produzido em território nacional.

Em representação do painel, promovido pelo Ministério da Agricultura e Alimentação, esteve José Pedro Salema da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), que juntou Gonçalo Moreira da OLIVUM/PSAA e António Saraiva, da Portugal Nuts, duas entidades que contribuíram significativamente para a discussão de práticas agrícolas sustentáveis na área de influência do Alqueva.

Esta participação na COP28 reforça o compromisso de Portugal com a sustentabilidade, e destaca os bons exemplos da agricultura portuguesa no combate às alterações climáticas, na promoção da produtividade, no uso eficiente de fatores de produção e na garantia da segurança alimentar.