3,6M€ para apoio à promoção no mercado interno e à informação e educação sobre o consumo de bebidas alcoólicas.

Até dia 12 de janeiro, decorrem as candidaturas no âmbito dos Apoio à promoção no mercado interno do vinho e produtos vínicos nacionais e do Apoio à informação e educação sobre o consumo de bebidas alcoólicas do setor vitivinícola. No total, o montante disponibilizado ascende a um valor superior a 3,6M€.

Tendo em vista promover a informação sobre as características dos vinhos e dos produtos vínicos de origem nacional e fomentar a sua promoção junto dos operadores económicos ou consumidores, bem como garantir ações de sensibilização para o consumo moderado e responsável de bebidas alcoólicas do setor vitivinícola, o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) já disponibilizou, no seu portal, toda a informação referente ao procedimento que deverá ser seguido. Assim, para a área da promoção, estão alocados 3.300.000€ e, no que diz respeito à Informação e Educação, 360.000€.

“Temos aqui espelhadas duas prioridades que, contrariamente ao que possamos pensar, são complementares, compatíveis e que, no fim, contribuem, de forma decisiva, para o que é o nosso grande objetivo: assegurar o desenvolvimento sustentável do setor. Por um lado, estamos a apoiar a divulgação do que produzimos, convictos de que, cada vez mais, é essencial saber comunicar os produtos de excelência que temos. Só assim conquistaremos novos públicos. Por outro, temos de sensibilizar para um consumo responsável e sustentado em conhecimento sobre os nossos vinhos, que os valorize. Prova do nosso empenho está neste apoio, mas também em iniciativas como IVDP +Educa, a qual pretendemos replicar em mais regiões”, afirmou a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

→ Mais informações disponíveis no sítio eletrónico do IVV, em: https://www.ivv.gov.pt/np4/10478.html.