A cultura dos pequenos frutos (mirtilo, morango, framboesa, amora e groselha) tem um peso relevante em Portugal. Os pequenos frutos têm sido uma forte aposta, uma vez que o nosso país tem condições edafoclimáticas ideais para estas culturas.

A Fitolivos tem-se afirmado nestas culturas, nomeadamente na cultura do mirtilo, tendo inclusive marcado presença no Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo que se realizou nos passados dias 27 e 28 de outubro em Penalva do Castelo.

Neste encontro foi apresentada a estratégia Fitolivos para a cultura, bem como algumas novidades muito interessantes para este setor.

Opysil® Longlife

OPTYSIL® LONGLIFE é um bioestimulante inovador que aumenta a vida útil dos frutos e vegetais, melhorando as suas propriedades de armazenamento e aumentando a qualidade do rendimento. Contém uma combinação única de silício ativo (Si) – fórmula duoSIL® com uma forma orgânica de cálcio (Ca).

A combinação única de duoSIL® + Ca garante:

  • solubilidade – fórmula única que garante a solubilidade completa de silício e cálcio;
  • estabilidade – estabilidade única graças ao uso de tecnologia da fórmula duoSIL®;
  • disponibilidade – alto teor de silício disponível para as plantas e forma orgânica de cálcio muito eficaz.

OPTYSIL® LONGLIFE – BENEFÍCIOS:

  • resistência a danos –aumenta a firmeza, durabilidade e resistência de frutos e vegetais a danos causados durante o crescimento, desenvolvimento e colheita;
  • vida útil mais longa – frutos e vegetais são menos suscetíveis à perda de frescura, deterioração da qualidade e são mais duradouros durante a venda e armazenamento;
  • resistência a doenças de armazenamento – fortalece as paredes celulares, criando uma barreira natural, que limita a penetração e propagação de patógenos que causam doenças de armazenamento de frutos e vegetais.

 

Aminolom® ZERO-ST3

Aminolom® ZERO-ST3 é um poderoso agente anti-stress especialmente concebido para prevenir e atenuar os danos que o stress abiótico produz nas culturas devido a baixas temperaturas e geadas, excesso de calor, solo salino ou água de rega salina, ou falta de água.

O Aminolom® ZERO-ST3 contém:

  • Glicina-betaína e L-prolina: dois dos osmólitos orgânicos mais poderosos da natureza que atuam a nível celular, neutralizando os efeitos causados pelo stress abiótico;
  • Dímero D-glico-hexose: substância natural presente em espécies vegetais adaptadas às condições mais extremas do planeta, como desertos ou estepes árticas. Além disso, esta molécula melhora o transporte de energia, estimulando o metabolismo da planta;
  • Vitamina E: uma vitamina lipossolúvel que desempenha um papel fundamental na proteção contra o stress oxidativo e os radicais livres;
  • L-aminoácidos livres e diferentes extratos naturais de origem vegetal.

 

 

O Aminolom® ZERO-ST3 tem dupla ação: evita o aparecimento de danos quando aplicado antes do stress abiótico e, uma vez iniciado o stress, ajuda a conter o seu impacto e ajuda a cultura a recuperar adequadamente.

Uma cultura tratada com Aminolom® ZERO-ST3 resistirá melhor ao frio, calor, salinidade e seca.

 

Quicelum

 

O Quicelum é um bioativador orgânico que ativa o metabolismo e possui uma fórmula equilibrada de micronutrientes minerais (boro, cobre, ferro, manganês, molibdénio e zinco). Para além disto, contém promotores que ativam a síntese de auxinas, giberelinas e citoquininas, permitindo obter o máximo potencial da planta em cada uma das suas fases de desenvolvimento fenológico. Assim, aumenta a divisão celular, induz o vingamento e aumenta o teor de açúcar. Além disso, aumenta a consistência, tamanho e o número de frutos.

Quicelum é um produto que promove a expressão de genes necessários para a produção de metabolitos secundários com função bioestimulante (hormonas, vitaminas, etc.), além disto, promove o correto funcionamento dos ciclos metabólicos da planta.

 

 

Urtiqins

 

URTIQINS é uma substância básica obtida por fermentação, maceração e filtragem de folhas frescas de urtiga (Urtica dioica L.). Tais caraterísticas intrínsecas desta planta herbácea de floração perene, cosmopolita da família Urticaceae, Este inseticida foi elaborado através do seu extrato (nº CAS: 84012-40-8).

URTIQINS é um produto especialmente desenvolvido para o controlo de insetos, como afídeos e lepidópteros. A histamina e a acetilcolina são extraídas, conjuntamente com o ácido fórmico. O uso de URTIQINS impede o correto funcionamento do sistema nervoso dos insetos, provocando a sua morte.

URTIQINS também possui polifenóis, como os flavonoides, biomoléculas com atividade inseticida.

 

 

Urtiqas 

O Urtiqas é um produto obtido após a fermentação, maceração e filtragem de folhas frescas de urtiga. A seleção cuidadosa das cepas, assim como o seu desenvolvimento em laboratório, faz com que Urtiqas esteja especialmente desenvolvido para combater ácaros fitófagos.

Este produto tem efeito em todos os estados de desenvolvimento desta praga, ou seja, é eficaz em ovos, estados imaturos e adultos, o que permite uma abordagem mais abangente no controlo deste tipo de aracnídeo.

O Urtiqas é um produto elaborado à base de urtiga (Urtica dioica L.), planta arbustiva perene, cosmopolita da familia Urticaceae. Este produto encontra-se aprovado como Substância de Base de acordo com o Reg. 1107/2009.

Para além disto, estes dois produtos respeitam a fauna auxiliar, sem que isso altere a sua eficácia no controlo das pragas.

 

Osmia Future

A empresa polaca Osmia Future desenvolveu um inovador e único sistema de colmeias com abelhas solitárias (Osmia cornuta e Osmia bicornis), designado OSMIABOX.

As abelhas solitárias não produzem mel e o seu principal objetivo é polinizar o que se traduz numa maior taxa de polinização, ou seja, num maior número de frutos e frutos com mais sementes. Estas abelhas alimentam-se de cerca de 150 espécies de plantas, sendo que as pomóideas, pequenos frutos e prunóideas se incluem nas suas culturas preferenciais.

 

As caraterísticas mais importantes das abelhas solitárias são as seguintes:

  • atividade biológica durante o período de maior demanda de polinizadores;
  • tendência natural para formar colónias e fixação ao local de nidificação;
  • facilidade de ocupação de ninhos preparados artificialmente;
  • caráter calmo e completa falta de agressividade (abelhas solitárias não defendem os ninhos, e mesmo em contato próximo com pessoas não são agressivas);
  • amplas preferências alimentares, onde se inclui a maioria das culturas;
  • alta eficiência de polinização das plantas, superior aos géneros Apis e Bombus;
  • capacidade de trabalhar em politúneis;
  • curta distância de voos para alimentação (até 300 metros dos ninhos), o que não permite que haja dispersão em relação à polinização da cultura.

 

As colmeias OSMIABOX são uma solução inovadora construída a partir de elementos modulares. A sua estrutura proporciona condições ideais de temperatura e humidade para o desenvolvimento das abelhas.

Após a sua utilização, as caixas são reutilizadas para a próxima campanha, pelo que é também esta uma prática sustentável.

Um outro fator de destaque é que todo o processo é acompanhado com uma aplicação para telemóvel, desenhada exclusivamente. Desta forma, a aplicação ajustará o número de abelhas e a sua distribuição, de acordo com as necessidades individuais e condições climáticas específicas. Posteriormente será possível quantificar o nível de polinização de cada colmeia.

 

A utilização da estratégia Fitolivos permite a apresentação de uma solução sustentável para um plano de proteção das culturas sem recurso exclusivo à aplicação de produtos que possam comprometer a fauna auxiliar e promover o desequilíbrio biológico, bem como soluções que aumentam a polinização, o vingamento e a vida em prateleira, o que se traduz num aumento da produção e da qualidade dos frutos.

Mais informação: www.fitolivos.pt

Contactos: fitolivos@gmail.com / Tel.917 549 909

Fontes:

https://www.arvensis.com

https://osmiafuture.com

https://intermag.eu

https://alfredoinesta.com

Este e outros artigos publicados na Revista Voz do Campo – edição de dezembro 2023.