O novo TOMRA Neon, um pré-classificador para mirtilos com tecnologia sofisticada de IA, acrescenta valor ao modelo de negócio da colheita de mirtilos. Joshua Miers-Jones, diretor global da categoria de mirtilos e abacates da TOMRA Food, explica.

A colheita mecânica de mirtilos está a colocar novos desafios e, embora seja verdade que as máquinas de colheita são mais rápidas e garantem custos mais baixos do que a colheita manual, também é verdade que, durante o processo, recolhem resíduos e infrutescências que causam perturbações na embalagem.

As máquinas também recolhem mirtilos vermelhos e verdes não desejados que reduzem desnecessariamente o produto final das linhas de seleção.

Neste contexto, a nova TOMRA Neon permite que os produtores de mirtilos processem automaticamente os mirtilos colhidos mecanicamente e os processem corretamente para cada mercado.

O TOMRA Neon faz a pré-classificação de mirtilos colhidos mecanicamente antes de transferir a fruta para o separador ótico TOMRA KATO260. Ele deteta os cachos de frutas usando um modelo de inteligência artificial com precisão sem precedentes. E como é compacto, durável e fácil de limpar, é ideal para qualquer linha de processamento e embalagem de mirtilos (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de dezembro 2023