Comemora-se hoje, 10 de fevereiro, o Dia Mundial das Leguminosas, sob o tema “Leguminosas: Nutrir o Solo e as Pessoas”.
Segundo a FAO: “As leguminosas, como feijão, grão de bico e ervilha, são um subgrupo de culturas pertencentes à família das leguminosas colhidas pelas suas sementes comestíveis e são consideradas alimentos nutritivos para a saúde humana e ambiental.”
No contexto dos solos, o cultivo destas plantas constitui uma prioridade para a Agricultura, dada a sua capacidade para a fixação simbiótica do azoto atmosférico e consequente redução do uso de fertilizantes químicos.
No caso das leguminosas de aptidão forrageira e pratense, o seu aproveitamento pelas espécies pecuárias em pastoreio direto ou na forma de forragem conservada, também assegura a diversificação e sustentabilidade económica e ambiental dos sistemas produtivos. São, ainda, uma valiosa fonte de proteína para o fabrico de rações para animais.
Realça-se, de igual modo, o papel destas espécies no revestimento e melhoria da qualidade do solo agrícola e na capacidade de atração de agentes polinizadores.
Consulte o e-book “Leguminosa a Leguminosa, encha o seu prato de Saúde”, produzido pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas.