Mais do que fabricar máquinas, New Holland procura soluções para que os clientes tirem maior rentabilidade, trabalhem de forma mais segura e sustentável.

Em 2023, João Bizarro assumiu o cargo de diretor comercial de tratores da New Holland para o mercado português. A partir do seu novo cargo e com a sua experiência no setor, analisa a situação atual da marca, os próximos lançamentos e a evolução futura do setor.

Como define a New Holland?

Um fabricante de máquinas agrícolas que procura soluções para os seus clientes. Queremos que os agricultores tirem maior rentabilidade, trabalhem de forma mais segura e sustentável.

Quais os principais marcos que podem ser destacados nestes anos de atividade?

Nestes 129 anos de existência criamos/lançamos produtos que se tornaram icónicos e marcaram um antes e um depois. Entre eles destaco a ceifeira debulhadora, a enfardadeira de fardos gigantes com pré câmara, a máquina de vindimar, a máquina de colheita em olival/amendoal superintensivo, os reconhecidos tratores especializados (com eixo Super Steer, único no mundo), a transmissão de variação contínua (…).

A sustentabilidade e o ambiente sempre foram um dos maiores focos da empresa, daí termos sido dos primeiros a usar B20 (biodiesel a 20%), o primeiro em B100, o primeiro trator do mundo a Biometano e agora chegamos ao mundo da eletrificação com o T4 Eletric Power.

Em Portugal de que forma está a New Holland representada?

A CNHI entende que nos principais mercados deve estar representado diretamente. A CNH Industrial Portugal é a filial portuguesa da casa mãe.

Somos uma empresa portuguesa, trabalhada por portugueses e com todos os departamentos geridos localmente.

Fomos a marca que mais tratores entregou à lavoura em Portugal desde o ano 2000. Só conseguimos essa liderança porque além da vasta gama de produtos, estamos em todos as regiões, distritos, concelhos. Somos vizinhos dos nossos clientes!

Embora o resultado seja diferente de região para região, todos contam!

Qual tem sido a evolução do mercado? 

O mercado português tem sofrido alguma oscilação fruto, naturalmente do resultado das campanhas agrícolas, da redução dos apoios estatais/comunitários e mais recentemente de campanhas de abate lançadas em 2021 e 2023.

Que tipo de produtos dispõem? 

Queremos que os agricultores e alugadores de máquinas agrícolas encontrem em nós quase todo o tipo de máquina agrícolas que procuram.

• Forragem- ceifeiras debulhadoras, automotrizes de colheita de milho para silagem, gadanheiras, viradores, enfardadeiras de fardo redondo, gigante e combinadas;

• Colheita- vinha, azeitona e amêndoa;

• Industriais- Retroescavadoras, minicarregadores, min giratórias, pás carregadoras e empilhadores telescópicos;

• PLM- todo o tipo de equipamentos que vão da telemática aos GPS com autocondução;

• Alfaias- preparação de solo- Charruas, chíseis, vibrocultores…;

• Tratores- 20 gamas, 115 modelos diferentes que vão dos 24 aos 435cv de potência.

→ Leia a entrevista completa na Revista Voz do Campo: edição de fevereiro 2024