Introdução:

• Das cerca de 70 espécies de Lycium, apenas duas são produtoras de bagas goji, a L. barbarum L. e a L. chinense P. Mill.
• Em Portugal existem pomares de goji para a comercialização de bagas frescas ou secas, de per si ou em doces e sumos.
• O objetivo deste trabalho foi a caracterização dos voláteis e de ácidos gordos de bagas e de folhas de goji.

Material e Métodos

Caracterizou-se o perfl volátil de três tipos de amostras de L. barbarum de pomares da GojiNatur situados na Vidigueira, Alentejo: bagas, folhas, e bagas secas embaladas para comercialização. Determinou-se, também, o perfl de ácidos gordos (AG) em bagas frescas e secas. As bagas goji e as folhas foram analisadas frescas (F), e logo após desidratação (S), e foram obtidas de plantas que não tinham sido (controlo, CONT), ou que foram sujeitas a biofertilização com inóculo de ≈ 30 esporos do fungo endofítico Serendipita indica (INOC). Os voláteis foram obtidos por microextração em fase sólida (SPME) e hidrodestilação (H), e analisados por cromatografa gasosa com detetor de ionização de chama (GC-FID) e por cromatografa gasosa acoplada a espectrometria de massa (GC-MS), para sua quantifcação e identifcação, respetivamente. O teor e composição em ácidos gordos foi analisado por GC-FID após trans-esterifcação direta de bagas maceradas. Palavras-chave SPME, hidrodestilação, voláteis, emanação, ómega 3 (…).

Autoria: Cláudia Tavares1, Juliana Melo2,3, Mafalda Pastaneira2, Cristina Cruz3, Luís Pedro1, José Barroso1, Jorge Marques da Silva2, Marília Antunes4, Carolina Ramos5, Marta Mendes5, Anabela Bernardes da Silva2, Ana Rita Matos2*, A. Cristina Figueiredo1*

1CESAM Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, DBV, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, Portugal.

2BioISI, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, Portugal.

3CE3C, Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, Portugal.

4CEAUL, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, Portugal.

5Consulai, Consultoria Agro-Industrial, Lda., R. da Junqueira 61G, 1300-307 Lisboa.

* Autor para correspondência: armatos@ciencias.ulisboa.pt, acsf@fc.ul.pt

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de fevereiro 2024