A Feira Lusoflora, realizada no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, nos dias 22 e 23 de fevereiro, sob o tema central “Plantar Jardins – Enfrentar as Alterações Climáticas e Promover a Biodiversidade”, destacou-se como um evento emblemático que evidenciou a constante evolução do setor da horticultura ornamental, cada vez mais orientado para a sustentabilidade. Organizada pela Associação Portuguesa de Produtores de Plantas Naturais, a Lusoflora reuniu uma ampla mostra de produção ornamental, equipamentos e serviços inovadores, refletindo a dinâmica das empresas e dos empresários agrícolas comprometidos com a causa ambiental.

O auditório da Feira foi palco de dois eventos de destaque: a Conferência “Plantar Jardins – Enfrentar as Alterações Climáticas e Promover a Biodiversidade”, que contou com a participação de especialistas de renome, como Assunção Cristas, antiga Ministra da Agricultura, abordando “O Clima e a Biodiversidade no Centro do Desenvolvimento Sustentável”, Eva Monteiro do projeto The FLOWer Lab, apresentou “Jardins Refúgio da Biodiversidade: Como Promover os Polinizadores no Seu Jardim” e Helena Freitas, coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, falou sobre “Ecologia e ambiente urbano: desafios e perspetivas”. Assunção Cristas, antiga Ministra da Agricultura E, uma mesa-redonda com a participação de representantes de diversas entidades e associações.

Em declarações à Voz do Campo, Assunção Cristas diz que “temos desafios mundiais, europeus e nacionais, muito grandes, onde o clima ocupa uma parte essencial e vemos como este setor está, também, afetado pelo clima (…) mas ao mesmo tempo pode contribuir ativamente para ajudar a resolver parte dos problemas climáticos e da biodiversidade, que são muito caros às estratégias europeias e nacionais. Para além disso, vejo um setor que está precisamente no ponto em que pode ser um agente de boa mudança, transformação, para que estes desafios possam ser atingidos”. Já sobre o setor agrícola em geral a antiga Ministra considera o setor forte, dinâmico, e que atinge objetivos muito interessantes quer sob ponto de vista da produção, exportações, “mas depois não tem o amparo necessário do Governo com políticas atentas e bem desenhadas para com facilidades chegar mais além”.

Para a organização, a Feira superou as expetativas em termos de participação, reafirmando o seu compromisso em proporcionar um ponto de encontro privilegiado entre empresas e profissionais do setor da horticultura ornamental, consolidando-se como um evento de referência no panorama nacional e internacional.

→ Leia o artigo na Revista Voz do Campo: edição de março 2024

One thought on “Lusoflora comprova a evolução do setor cada vez mais direcionado para a sustentabilidade

Comments are closed.