O mais relevante debate nacional sobre o setor Olivícola e Oleícola está de volta para a 7ª edição, que este ano terá lugar em Valpaços, no Pavilhão Multiusos, dia 17 de maio.

A 7ª edição do Congresso Nacional do Azeite é organizada pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), em parceria com a Câmara Municipal de Valpaços, no âmbito da Feira Nacional de Olivicultura – Olivalpaços.

O Congresso Nacional do Azeite 2024 contará com 3 painéis, nos quais participarão os mais prestigiados oradores nacionais e internacionais. Olivoturismo/Oliturismo, uma realidade; Preço do Azeite: Mitos e Tabus; e Alterações climáticas, o futuro hoje, são os temas em debate.

A 7ª edição do Congresso Nacional do Azeite irá ocorrer num momento em que desde o início deste século a produção nacional de azeite mais do que quintuplicou e as exportações aumentaram já mais de 12 vezes, tendo ultrapassado a fasquia dos 1.000 Milhões de Euros em 2023.

Esta é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir para a dinamização do setor Olivícola e Oleícola Nacional – um dos mais importantes da economia nacional, enquanto fórum de debate e esclarecimento, ponto de encontro para os profissionais da área e fonte de partilha de conhecimento, privilegiando sobretudo a divulgação de informação técnica.

Sobre o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL)
O CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, associação sem fins lucrativos sedeada em Moura, foi fundado em 1999 com a missão de valorizar e promover o Azeite do Alentejo em Portugal e no resto do mundo. Conta atualmente com 28 produtores e 12 instituições ligadas ao sector olivícola e oleícola, incluindo organismos do Estado, municípios e universidades, como seus associados.

No âmbito das suas atividades, o CEPAAL desenvolve ações de promoção do Azeite do Alentejo e é responsável pela organização do Concurso Nacional de Azeites de Portugal, integrado na Feira Nacional de Agricultura; do Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura; e do Congresso Nacional do Azeite.

O Congresso Nacional do Azeite é uma iniciativa integrada no Projeto OLI(V)ALL-IN que é cofinanciada por fundos comunitários e nacionais através do PDR2020 e conta com um investimento de 46.551,01€.

→ Mais informações disponíveis em: www.azeitedoalentejo.pt